Por que agumas pesssoas são vesgas?


Para começo de conversa, é bom deixar claro que "vesgo" não é a melhor palavra para definir alguém que apresenta desvio nos olhos. O certo é usar o termo estrábico. Afinal, essa pessoa tem o que os médicos chamam de estrabismo! Quem tem estrabismo não consegue dirigir ao mesmo tempo os olhos para um determinado ponto. Isso ocorre porque a pessoa estrábica tem um dos olhos torto, ou seja, fora do eixo.
Muitas crianças entre três e seis meses de idade desenvolvem este desvio. Por isso,é sempre aconselhável uma visita ao oftalmologista médico especialista em olhos logo no primeiro ano de vida. Mas o estrabismo também pode ser adquirido mais tarde, por causa de traumatismo que provoquem paralisia cerebral.
    O estrabismo surge quando há algum desequilíbrio entre eles . Se um dos músculos fizer mais força que os outros, ele puxará o olho para seu lado. Com isso, a pessoa estrábica não conseguirá direcionar ambos os  olhos para o mesmo objeto.
   Toda essa briga de força muscular faz com que o cérebro receba duas imagens: a do olho normal e a do olho estrábico. Como ele não pode trabalhar com as duas, esconde a produzida pelo olho como desvio.
Esse olho tem plena capacidade de formar imagens e é considerado normal. Mas, se o estrabismo não for tratado, pode ocorrer diminuição acentuada na visão.

Texto Beatriz Simões Corrêa, Médica da sociedade Brasileira de Oftalmologia.

Comentários

  1. dr nelzinho faleiro: médico oftalmologista goiânia - go. além de vesgo é sinônimo: caolho. zambeta. zaroi rsrsrsrrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário