Um salto no tempo



As canoas feitas de grandes troncos e os barcos egípcios feitos da cana do papiro são apenas alguns exemplos de embarcações desenvolvidas até a primeira grande revolução tecnológica, que aconteceu nas águas do vale do rio Nilo, no Egito. Pesquisadores acreditam que a região pode ter iniciado o uso do leme e desenvolvido os remos e a vela, para aproveitar a força dos ventos. É provável que as inovações nas embarcações que percorriam o rio Nilo tenham ocorrido dois mil anos antes de Cristo. Só 500 anos depois é que o oceano Índico também veio a conhecer esses tipos de embarcações.
Por volta de 1200 antes de Cristo, outro salto tecnológico seria dado. Foi quando os egípcios tiveram a importante missão: defender o território dos ataques dos povos que viviam do outro lado do mar Mediterrâneo. Aí que surgiram as primeiras embarcações de guerra, também movidas a remo. Já os gregos, cretenses e fenícios também contribuíram muito ao introduzirem várias inovações na navegação. Um exemplo são as embarcações comerciais gregas, que permitiram a exploração e o comércio de mercadorias em outros territórios e facilitaram a fundação e a defesa de colônias por toda a bacia do Mediterrâneo.
Outra contribuição importante aconteceu quando Roma tornou-se o principal centro do mundo ocidental. Os romanos desenvolveram os navios à vela, que tinham grande capacidade de carga e facilidade de manobra por aproveitarem a força dos ventos, uma novidade na época.
No final do século 4 depois de Cristo, o império romano começou a ser destruído pelos vikings- povos escandinavos que viviam no mar do Norte e não faziam parte da civilização greco-romana. Ao mesmo tempo em que essas batalhas quase estagnaram o desenvolvimento das embarcações mediterrâneas, elas possibilitaram um avanço nas embarcações dos povos escandinavos. Seus navios eram capazes de suportar as águas turbulentas dos mares do norte, além de serem leves, flexíveis, fáceis de dirigir, rápidos e surpreendentemente impermeáveis. Com fortes embarcações, os vankings, alcançaram a Islândia, cruzaram o oceano Atlântico e estabeleceram colônia na Groenlândia.
No final do século 15, os construtores navais do rei português infante D.Henrique desenvolveram a nau portuguesa e também se lançaram em desafios para desvendar o oceano Atlântico, dando início à chamada Era do Grandes Descobrimentos. Como resultado dessa aventura , os portugueses descobriram o Brasil!

Comentários