“UP” conquista o principal prêmio do Annie Awards e “A Princesa e o Sapo” ganha mais prêmios


Aconteceu no último fim de semana o 37ª Annie Awards, a principal premiação no mundo da animação. Sem grandes surpresas, como aconteceu no último ano com a vitória de “Kung Fu Panda” (DreamWorks Animation), em cima do favorito “Wall-E“, esse ano a Pixar foi a grande vencedora da noite com “UP: Altas Aventuras“, sendo premiado nas duas principais categorias de Melhor Longa-Metragem e Melhor Diretor de Longa-Metragem para Pete Docter. A grande surpresa mesmo foi o animado da Pixar Animation Studios, o grande favorito da noite receber apenas os dois prêmios. Surpresa mesmo foi a animação da Walt Disney Animation Studios, “A Princesa e o Sapo” surpreender e levar para casa três prêmios: Animação de Personagem em longa metragem (Eric Goldberg – supervisor de Louis), Efeitos animados (James Mansfield) e Atuação vocal em longa metragem (Jen Cody, que faz a Voz de Charlotte).

Outra produção Disney que se saiu muito bem, recebendo três prêmios também foi o especial de Natal, “Lanny e Wayne Elfos de Natal Apresentam: Preparação e Pouso” (Prep & Landing), produzido exclusivamente para a televisão. O especial de Natal produzido pela Disney e que foi exibido na ABC, ganhou também três prêmios: Melhor Animação para Televisão, Design de Personagem para Produção de Televisão (Bill Schwab) e Design de Produção para Produção de Televisão (Andy Harkness).

A entrega do Annie aconteceu no UCLA’s Royce Hall, em Los Angeles, e o prêmio Winsor McCay Awards, pelo conjunto de suas carreiras como animadores, foi entregue nessa noite especial da animação para Tim Burton, Bruce Timm e Jeffrey Katzenberg. Segue abaixo a lista completa de indicados com os vencedores destacados em vermelho.

Comentários