Atualização do PlayStation 3 removerá suporte a Linux

Sony diz que medida trará mais segurança ao console.
Linux transformava o PS3 em um computador.



Nesta quinta-feira (1), a Sony lançará uma atualização de sistema para o PlayStation 3 que removerá o suporte a Linux nos modelos “fat” do console. O motivo, de acordo com um comunicado da empresa, é garantir a segurança e evitar a pirataria no videogame.

Quando o PlayStation 3 foi lançado em 2006, uma das funções extras do aparelho era a possibilidade de se instalar o sistema operacional Linux. Desse modo, os usuários poderiam utilizar o console como um computador, utilizando programas como editor de texto, visualizador de vídeos.

A atualização 3.21 desabilitará a opção “Install Other OS”, que cria uma partição no disco rígido para instalar o Linux. “Mesmo desabilitando esta opção, os donos do PS3 continuarão a ter acesso há todo o conteúdo de jogos e de entretenimento em um sistema mais seguro”, disse Patrick Seybold, diretor de comunicação da Sony Computer Entertainment.

A Sony recomenda que os usuários que já possuem a plataforma Linux instalada no PS3 não atualizem o sistema, mas, com isso, ficarão sem poder assistir a filmes em Blu-ray e acessar a PlayStation Network pelo sistema operacional. Caso atualizem, a companhia recomenda que seja feito o backup do sistema para evitar a perda de dados. Após a atualização, o Linux não poderá mais ser utilizado.

Do G1, em São Paulo

Comentários