Galeria de Bichos ameaçados- Borboletas


A maioria dos agricultores teêm levado as borboletas a entrarem em extinção, com o uso de Inseticida é um tipo de pesticida usado para exterminar insetos, destruindo ovos e larvas principalmente. Os inseticidas são utilizados na agricultura, na indústria e nas casas. Veja A lista abaixo de algumas espécies de borboletas que entraram em extinção.

" borboleta da praia"

A borboleta da praia encontra-se classificada na categoria vulnerável das espécies ameaçadas de extinção, relacionadas no "The Red Data Book". Seu habitat estende-se da área compreendida entre a Praia de Atafona, no município de Campos e Muriqui, em Mangaratiba, habitando as áreas inundadas de terreno, onde é encontrada sua planta hospedeira, Aristolochia macroura ("jarrinha").
Cabe ainda ressaltar, que a caça predatória não é fator determinante da ameaça de extinção em que a espécie se encontra, sendo a exploração imobiliária ao longo do litoral do Rio de Janeiro o real fator.

Heliconius nattereri

femea
Macho

Espécie endêmica da Mata Atlântica, Heliconius nattereri, encontra-se classificada na categoria de ameaçada. Seu habitat é restrito a uma área que situa-se entre os Estados do Espírito Santo e o sul da Bahia. No passado, dentro desses habitats, todas as espécies de borboletas do gênero Heliconius alimentavam-se de uma ampla gama de espécies de maracujás. O desmatamento atual dessa região, gerou uma concorrência entre esta espécie e outras do gênero Heliconius, pela planta alimento da lagarta, o maracujá selvagem (Tetrastylis ovalis). Assim, este é o principal fator que coloca a espécie em perigo pois, a diminuição de plantas da família Passifloraceae, leva as lagartas a uma concorrência desigual com as espécies mais preparadas para obter alimento.



Mimoides lysithous harrisianus
Teoricamente sua distribuição geográfica compreende o sul do Espírito Santo e a costa do Rio de Janeiro. Todavia, as únicas populações atualmente conhecidas de Mimoides lysithous harrisianus, estão restritas a Reserva Biológica de Poço das Antas, Município de Barra de São João. Por isto, ela é classificada com muito ameaçada, sendo a exploração imobiliária o principal fator que determina do seu processo de extinção. Em Poço das Antas podemos ver a sua forma platydesma voando ao lado de P. ascanius, de quem é mimética.


Heraclides himeros himeros
H. h. himeros tem uma distribuição geográfica que compreende as regiões Sul e Sudeste do país. No estado da Bahia, áreas ao sul do litoral e interior, temos outra subespécie, H. himeros bahia (Rothschild & Jordan, 1906). Ambas estão enquadradas na categoria vunerável, e o desmatamento é em geral, o principal fator que deflagra o processo de extinção.


Agrias claudina claudina
grias c. claudina, é um exemplo único de que a caça pode levar uma borboleta a extinção. Em algumas porções da Mata Atlântica no Sudeste brasileiro, com por exemplo no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, esta subespécie já esta extinta, por causa da ação dos caçadores de borboletas que usavam suas asas com adornos. Apesar disto, ela apenas é enquadrada como vunerável pois, ainda existem populações em áreas no sul do país.

Veja Algumas espécies de borboletas da mata Atlântica.












Comentários

  1. me chamo vanessa, e amo de paixão as butterflis, passo a maior parte do tempo na net pesquisando sobre elas...

    ResponderExcluir
  2. Eu também amo-as.Tanto que tenho várias fotografias de diversas especies,que eu mesma retirei,expostas no meu orkut.E olha...encontrei muitas especies aqui no nordeste da bahia,e em nenhum sait que entrei até agora,as encontrei!Gostaria MUITO de saber a quais especies elas pertencem.Por favor RICARDO me ajude!!(meu e-mail:anaitat45@bol.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário