Galeria de bichos Ameaçados : Cateto


Nem porco, nem javali
uem anda pelas matas brasileiras e ouve um som parecido com latido de cachorro deve ficar atento, pois pode ter assustado... um cateto! Semelhante aos porcos domésticos e javalis, o cateto é um mamífero tímido e quieto. Porém, fica agressivo quando incomodado. Assustado, faz um barulho que lembra o latido de cão, arrepia os pêlos do pescoço e das costas, bate os dentes e exala forte cheiro por meio de uma glândula localizada perto da cauda.

Apesar de ter o corpo parecido com o dos porcos, as patas do cateto são mais finas e longas. Sua cauda é tão pequena que mal dá para ver! Ele tem pêlos cinza-escuro, mas ao redor do pescoço há pêlos brancos formando um colar. Já o focinho é alongado e usado para remexer o solo em busca de alimentos. Os dentes caninos formam pequenas presas bastante afiadas, mas não tão grandes como as do javali.

Os catetos andam em grupos de cinco e 15 animais. Caminham pelas trilhas em fila e separam-se apenas para procurar comida: frutos, raízes, plantas, lesmas, larvas e outros pequenos animais. O mesmo cheiro que o cateto exala quando está assustado serve para marcar território e para animais de um mesmo grupo se reconhecerem.

De acordo com a localidade, é fácil encontrar o cateto em atividade à noite ou em horas de temperatura amena. Ele dorme em tocas feitas em arbustos, pedras ou túneis fundos construídos sob raízes de árvores. O cateto costuma ter apenas uma ninhada por ano. O período de gestação dura cerca de quatro meses e as fêmeas dão a luz a um ou dois filhotes. Horas depois do nascimento, os pequenos catetos já correm e seguem a mãe! Elas cuidam dos filhotes até os três meses de idade.

O cateto era um animal bastante comum no Brasil. Mas seu hábitat começou a ser destruído e ele tornou-se alvo de caçadores por causa de sua pele -- usada na fabricação de couro -- e carne. Atualmente, a espécie está ameaçada de extinção em alguns estados brasileiros. Caso nenhuma atitude seja tomada, esses simpáticos porcos-do-mato podem desaparecer de nossas matas.

Comentários