Uso do navegador Opera cresce após chegar ao iPhone

Browser teve mais de 2,6 milhões de downloads em abril.
Nova plataforma gerou crescimento de 70%.



A Opera Software afirmou que o seu browser para o iPhone da Apple teve mais de 2,6 milhões de downloads em abril depois que a empresa norueguesa obteve permissão para o primeiro navegador de internet concorrente para o sistema.

A nova plataforma gerou um crescimento de 70% em usuários para o Opera Mini, navegador mais utilizado em celulares pelo mundo.

Em 13 de abril, a Apple aceitou a distribuição do navegador Opera ao seu iPhone após uma longa discussão que abriu um mercado novo e potencialmente lucrativo.

"Uma parte muito significativa dos usuários do iPhone pelo menos o experimentou", disse o cofundador da Opera, Jon von Tetzchner, em entrevista à Reuters. "Estamos vendo uma utilização muito favorável."

O browser Opera promete velocidade de download até seis vezes mais rápida do que a do navegador da Apple e redução do tráfego de dados em até 90%. O pesado tráfego de dados a partir de iPhones tem causado problemas para as redes de muitas operadoras.

A Opera afirmou em seu relatório mensal de Internet móvel que o número de usuários do navegador totalizou 58,9 milhões no final de abril, alta de 6,6% em um mês.

A Opera aumentou sua liderança sobre o browser do iPhone nos últimos meses, e controlava 26,7 por cento do mercado em maio, de acordo com a empresa de análise StatCounter.

O navegador do iPhone e da Nokia aparecem logo em seguida com 20,1% e 14,6% do mercado, respectivamente.

Comentários