Formigas usam sistema similar ao velcro para capturar presas

Garras em forma de gancho permitem que se prendam às folhas. Milhares de operárias ficam alinhadas à espera do bote.

Uma espécie de formiga que vive em mutualismo com um tipo de embaúba usa sistema similar ao velcro para capturar suas presas.

Cientistas estudaram um grupo de Azteca andreae e descobriram que, graças a suas garras em forma de gancho, esses insetos são capazes de se prender à superfície felpuda que as folhas da Cecropia obtusa têm na sua parte inferior. O estudo foi feito na Guiana Francesa e publicado na revista “PLos One”.


Durante a pesquisa, os autores observaram que as formigas fazem seu ninho preso ao caule da embaúba e ficam em grupos de até 8.350 operárias à espera do aparecimento de algum inseto para predarem.

Elas ficam alinhadas na borda da folha com as mandíbulas abertas, só à espera de que alguma presa pouse, e então avançam em bando usando de suas garras para segurar com força surpreendente.

Graças à adaptação das garras, elas são capazes de capturar insetos com peso até 13.350 vezes maior que o de um indivíduo.

A relação é vantajosa para as formigas, que capturam com maior facilidade as presas atraídas pela embaúba, assim como para a planta, que, com a ação das pequenas predadoras, fica mais protegida contra insetos que se alimentam de folhas.



Comentários