Galeria de bichos Ameaçados : Paca

Fazenda San Francisco, Pantanal de Miranda.
www.fazendasanfrancisco.tur.br
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Cuniculidae
Género: Cuniculus
Espécie: C. paca
A paca (Cuniculus paca) é uma espécie de roedor da família Cuniculidae. Anteriormente era denominada Agouti paca.

Só tem um filhote e geralmente uma única gestação por ano. Notívaga, alimenta-se de frutas ou raízes. Assim como a capivara, era encontrada originariamente em quase todo Brasil.

Ela se caracteriza pelo seu pelame duro e eriçado, vermelho com manchas brancas. As pernas são fortes e terminam em grandes unhas afiadas. Ela possui quatro dedos nas patas dianteiras e cinco nas traseiras. Sua cauda é minúscula.

A paca é encontrada na América do Sul, desde a bacia do Orinoco até o Paraguai. Animal de faro apurado e de ouvido aguçado, ela vive nas florestas tropicais, de preferência perto de um rio ou riacho. É boa nadadora e gosta da água, que é o local onde ela se refugia quando está em perigo. Sua toca tem muitas saídas de emergência, bem escondidas por folhas. A paca passa o dia na sua toca. Sai para se alimentar somente quando não estiver enluarado: nas fases de lua nova a crescente a paca espera a lua se pôr para sair da toca; nas fases de lua cheia e minguante ele sai da toca e volta antes da lua nascer. Ali na toca a fêmea tem suas ninhadas. São até duas por ano de um filhote cada uma. Geralmente as pacas trilham caminhos nas matas, os quais são chamados de carreiro, e por estes caminhos sempre trafegam em busca de comida, passando por eles todos os dias. Sua carne , muito consumida e muito apreciada em todo o pais , é considerada uma das melhores carnes de caça.

Comentários

  1. pessoal, acessa ai: http://informaticacomments.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário