Galeria de bichos ameaçados: Assanhaço-cinzento


Nome comum: Sanhaço-cinzento, sanhaço-do-mamoeiro, saí-açu
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Nome Científico: Thraupis sayaca

Entre os sanhaços brasileiros esta é a espécie mais popular, sendo também denominada de assanhaço-cinzento ou sanhaço-do-mamoeiro.

Alimentação: frutos, folhas, brotos, flores de eucaliptos (Eucalyptus spp) e insetos; entre estes os alados de cupins ("aleluias" ou "siriris") capturados em vôo.

Nidificação: o ninho, construído pelo casal, é escondido na vegetação densa, repousando numa forquilha de árvore, entre 1,5 e 9 m de altura. Ele é compacto, feito de pequenas raízes, musgos e pecíolos foliares, com um diâmetro externo de cerca de 11 cm. Os ovos, 3 ou raramente 2, apresentam coloridos variados: branco-amarelado, cinza, esverdeado, com manchas pardas pronunciadas ou não. A incubação é tarefa da fêmea e provavelmente do macho, durando de 12 a 14 dias. O casal alimenta os filhotes, que deixam o ninho após 20 dias de idade.

Hábitat: paisagens abertas com árvores e arbustos, plantações e áreas urbanas.

Tamanho: 18,5 cm

Comentários

  1. Aqui em Porto Alegre-RS há muitos deles. Na verdade essa espécie tomou conta da cidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Todos os dias aparece um casa desse pássaro aqui entre as plantas frutiferas da minha casa. Fico só admirando a beleza desses animais.

    ResponderExcluir
  3. Todos os dias aparece um casa desse pássaro aqui entre as plantas frutiferas da minha casa. Fico só admirando a beleza desses animais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário