O que a Microsoft e o vírus HIV têm em comum?


Por que um pesquisador da empresa de Bill Gates estaria em busca da descoberta da vacina para o HIV? Ele faz piada, diz que a empresa se interessa na descoberta porque, quanto mais pessoas estiverem vivas, mais eles venderão software. Mas obviamente, a resposta verdadeira é outra.

Por que um pesquisador da empresa de Bill Gates estaria em busca da descoberta da vacina para o HIV?

Ele faz piada. Diz que a empresa se interessa na descoberta porque, quanto mais pessoas estiverem vivas, mais eles venderão software.

Mas obviamente, a resposta verdadeira é outra. Para entender a história de David Heckerman, é necessário analisar o currículo dele. O americano é responsável por um setor que pesquisa novas tendências e novos rumos da internet. Ele também é autor de vários livros que se tornaram referência tanto na área de computação inteligente quanto na Biologia. Hoje, ele procura reunir as 2 ciências no seu dia-a-dia. E para Mr. Heckerman, as duas áreas possuem muito mais em comum do que você imagina.

“Um exemplo é o próprio DNA! O DNA nada mais é do que a programação da vida! São códigos que produzem proteínas, que são máquinas essenciais para a sua sobrevivência”,afirma o cientista.

Você pode nunca ter ouvido falar no nome dele, mas Heckerman está por trás de grandes invenções que facilitam – e muito – a sua vida online. Ele é o responsável, por exemplo, pelo projeto que acabou se tornando base para o desenvolvimento dos mecanismos de busca na rede, como o Google, Bing e Yahoo. Lá atrás, há mais de 15 anos, o pesquisador desenvolveu um sistema que buscava respostas para dúvidas do Pacote Office. Era o início do mecanismo de Ajuda, hoje tão comum em todos os softwares disponíveis no mercado. Alguns anos depois, já em outro projeto, David começou a perceber uma nova tendência na internet.

“Era início de 1997 quando eu comecei a receber alguns emails estranhos, que eu nunca tinha visto antes e certamente não eram endereçados exclusivamente a mim. Esses emails sempre tentavam me vender algo e eu pensei: “Meu Deus, essa praga deve crescer bastante nos próximos anos!”. E então, em pouco mais de um mês, fizemos o projeto do primeiro filtro de spam do mundo. Ele funcionou muito bem para nós, até porque ninguém sabia que tínhamos isso no Laboratório. Mas depois que lançamos o produto em escala global, é claro que os spammers começaram a mudar o conteúdo das mensagens para tentar driblar o filtro. Aí, virou corrida de gato e rat nós começamos a pesquisar que mudanças eles estavam fazendo”, diz.

A comparação com a Biologia, neste caso, é inevitável. Assim como os spams, os vírus se modificam para sobreviver. Nosso corpo tenta, a todo custo, eliminar aquele corpo estranho e maléfico, assim como a programação de Heckerman tenta eliminar os e-mails que não deveriam estar naquela caixa de mensagens. Utilizando a mesma teoria,David decidiu encabeçar uma pesquisa que tem como objetivo entender a mutação do vírus HIV e desenvolver uma vacina para ele.

O HIV promove mutações muito rápidas. Todas as vezes que ele se reproduz, ele se modifica. É muito mais difícil prever essa mutação do que no caso do vírus da gripe, por exemplo. E mesmo a gripe, precisamos tomar 1 vacina a cada ano.

Na busca pela descoberta de uma lógica nessa mutação, é necessário muito poder computacional. Algo que poucas empresas podem oferecer. O que os supercomputadores fazem em dois minutos levaria 2 anos para um PC caseiro resolver. A primeira amostra da vacina acabou de ficar pronta, e Mr. Heckerman começou a aplicar nos primeiros seres humanos. Em 2 anos, ele terá os primeiros resultados da pesquisa. Agora, é torcer para que os resultados sejam positivos.

Comentários