Já pensou em tocar com as mãos uma imagem em terceira dimensão?


Conteúdos em três dimensões são cada vez mais comuns no dia-a-dia das pessoas. Um exemplo disso são os diversos filmes em 3D nos cinemas. Assistir a estes títulos já é algo comum, mas você já pensou em tocar com as mãos uma imagem em terceira dimensão? Parece coisa de filme, mas os pesquisadores da Universidade de Gifu, no Japão, dizem que é possível.

Os cientistas criaram uma espécie de braço robótico. A pessoa coloca os dedos em contato com esses sensores. Os motorzinhos exercem uma força na mão e isso dá a sensação de segurar e sentir o peso de algum objeto em 3D. A tela de LCD exibe a imagem em três dimensões junto com o movimento realizado pelas mãos. Com os óculos especiais a pessoa que está controlando o braço robótico consegue ver as figuras, o que aumenta a sensação de estar tocando alguma coisa.

O protótipo pode passar de apenas entretenimento e ajudar na área da saúde. Os pesquisadores estudam uma forma de realizar exames de câncer de mama a partir dessa nova tecnologia. Ou até mesmo auxiliar estudantes de medicina a aprender conceitos básicos referentes à profissão.

Quer assistir o vídeo completo e ainda conhecer outras tecnologias que ajudam na área médica? Então acesse agora os links abaixo e fique por dentro!

Comentários