Site pretende atuar como SiSU das faculdades particulares


Um consórcio formado por três empresas da área de educação lançou nesta quinta-feira (26) um sistema que funcionará como uma espécie de Sistema de Seleção Unificada (SiSU) das universidades particulares. O SiSu, criado pelo Ministério da Educação (MEC) no ano passado, seleciona estudantes para universidades federais.

O objetivo dos idealizadores é que os estudantes tenham acesso a vagas em instituições de todo o país pelo site Faculdade Já. A seleção será feita pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Após manifestar interesse pela vaga em uma universidade conveniada ao site, o estudante tem três dias para comprovar os dados. Se isso não ocorrer, a vaga volta para o sistema.

Segundo João Mesquita, um dos diretores do site, as inscrições dos estudantes serão gratuitas. "A ideia é criar um sistema mais rápido, muito mais econômico, e com um viés democrático, porque o aluno só pode ocupar uma vaga, o que impede que faça vários vestibulares e ocupe outras vagas, que depois ficarão desocupadas", afirmou. As universidades terão de pagar uma porcentagem das matrículas feitas pelo sistema ao site.

A previsão é que a seleção de estudantes comece em 10 de novembro e seja permanente.
Cerca de 30 instituições estão prestes a fechar convênio com o site e outras 150 mostraram interesse, de acordo com Mesquita. "Nosso foco é nas pequenas e médias instituições", disse.

As empresas que participam do consórcio são a Promagister, especializada em recrutamento e seleção na área de educação, a Aluno Nota 10, que desenvolve provas e simulados sobre o Enem, e a Colégio 24 Horas, empresa de tecnologia voltada para soluções na área de educação.

Comentários