Avião solar voará cinco anos sem pousar


A pedido do Ministério da Defesa dos Estados Unidos, a Boeing irá projetar e construir um avião solar capaz de ficar cinco anos voando sem pousar.

O contrato entre a empresa e a Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa (DARPA), ligada ao governo, foi assinado no dia 14 de setembro.

Por US$89 milhões, a Boeing tem a missão de entregar, até 2014, a SolarEagle. A nave não-tripulada será projetada para poder manter-se em altitudes estratosféricas por pelo menos cinco anos.

Voando a mais de 18 mil metros de altitude, o avião irá usar tecnologia de captação de energia solar para conseguir realizar missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. Tal energia será captada durante o dia e armazenada em células solares para ser usada também à noite.

Motores elétricos altamente eficientes e asas de 132 metros ajudarão a aumentar a performance de captação solar (maior área para colocação dos painéis) e o desempenho aerodinâmico. No total, a aeronave pesará 2,7 toneladas.

O primeiro passo do projeto é construir um protótipo em escala real capaz de permanecer na atmosfera por 30 dias seguidos.

Comentários