Galeria de bichos Ameaçados: Peixe boi


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Sirenia
Família: Trichechidae
Género: Trichechus
Espécie: T. inunguis

Apesar da cara de poucos amigos, ele é um animal bastante dócil que se alimenta apenas de vegetais (é um herbívoro). Habita os rios, estuários e o mar nas regiões intertropicais.

No Brasil, existem duas espécies: o peixe-boi marinho e o peixe-boi amazônico. Sobretudo por causa da caça indiscriminada, o peixe-boi marinho é hoje o mamífero aquático mais ameaçado de extinção no Brasil.

O peixe-boi-da-amazônia (Trichechus inunguis), também chamado de manati ou manatim, é um mamífero da família dos triquecídeos que, como seu próprio nome indica, é encontrado em rios e lagos da bacia amazônica. Tais animais chegam a medir até 2,8 metros de comprimento, possuindo um corpo cinzento e uma grande mancha esbranquiçada no peito.

Características

O peixe-boi da Amazônia é o menor dos peixes-bois existentes no mundo, alcançando um comprimento de 2,8 a 3,0 m e pesando até 450 kg. Seu couro cinza escuro é extremante grosso e resistente. A maioria dos indivíduos tem uma mancha branca na região ventral. Esta característica, juntamente com a ausência de unhas nas nadadeiras peitorais, ajuda a distingui-lo do peixe-boi-marinho e do peixe-boi-africano. O peixe-boi da Amazônia é, também, o único que vive exclusivamente em água doce, podendo ser encontrado em todos os rios da bacia Amazônica.




Comentários

  1. Muito bom,adoro bichos coitados que alguns estão nesta situação.
    Quero fazer parceria com seu blog me comunique ai sou dono do blog TV Selvagem
    http://tvselvagem.blogspot.com
    acesse ai e qualquer coisa me avisa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário