Review: Firefox 4

Em relação à sua versão anterior, o Firefox 4 promoveu uma bela mudança no visual. Inspirado no sucesso do Google Chrome, o navegador agora tem a opção de deixar suas abas de navegação lá em cima, o que faz com que a barra de endereços fique mais compacta, e amplia o espaço para a visualização dos sites. Agora, os menus do navegador também ficam escondidos. Para acessá-los, basta clicar no canto esquerdo, no ícone laranja "Firefox". Os ícones dos seus sites favoritos ficam logo abaixo da barra de endereços e podem ser acessados com um clique. Diferente do Internet Explorer 9 e do Chrome, a Mozilla optou por manter a barra de busca separada da barra de endereços. Apesar disso, você ainda pode jogar qualquer termo na barra de URL que ele será automaticamente procurado no seu buscador favorito.

Deixando o design de lado, as verdadeiras mudanças por trás do Firefox 4 estão naquelas coisas que nós não podemos ver. O navegador agora suporta a linguagem HTML 5, e está muito mais rápido e seguro que sua versão anterior. Uma nova ferramenta de aceleração do hardware permite que o browser seja iniciado e navegue com mais agilidade. Outra atualização para os usuários que buscam segurança no uso da internet é o novo bloqueio de rastreamento. Ele impede que sites coletem informações sobre sua navegação para usarem mais tarde. Basta entrar em opções > avançado > geral e marcar essa função.

Outra novidade do browser é a integração com o Firefox Sync, que permite que você compartilhe seus favoritos, históricos, preferências e senhas em qualquer computador que tenha o Firefox instalado. Para configurá-lo, basta entrar no menu principal e clicar em "configurar sync", fazer seu login e pronto, você já poderá acessar o serviço em qualquer outro equipamento.

E aí, gostou da nova versão do Firefox? Então é só clicar no link aqui embaixo e fazer o download do navegador. Ah, tem mais uma coisa legal: diferente do Internet Explorer 9, o Firefox 4 ainda mantém suporte para usuários do sistema operacional Windows XP, que ainda é o mais popular do mundo. Bom proveito!

http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/review_firefox_4

Comentários