Em 2011, São Paulo já perdeu 12 mil árvores

São Paulo já não é conhecida por ser uma capital com muitas árvores e caminha para um caminho ainda mais infeliz já que, só de 1º de janeiro até 30 de abril, a cidade perdeu 12.187 árvores.
Esse total está na Comissão do Verde e Meio Ambiente da Câmara Municipal, e o Estado de S. Paulo teve acesso a ela com exclusividade.
Nesse número, somam-se cortes por pedidos particulares e 621 árvores mortas que tiveram corte autorizado pela prefeitura. Sempre é exigido o replantio de mudas, em número maior ao de árvores retiradas, mas isso não tem o mesmo efeito imediato.
Segundo a reportagem, das 7.044 árvores cortadas com autorização no primeiro trimestre de 2010, o replantio ainda não começou ou sofre falhas graves.
Nesses quatro meses já foram 12 mil árvores, e o Parque do Ibirapuera conta com 15 mil árvores. Esse número é assustador demais, mas totalmente compreendido para a população que não para de ver novas construções tomando conta de locais que tinham “grandes” áreas verdes.
A reportagem chama atenção para o caso da Zona Sul. Lá, entre o Panamby e a Vila Andrade, existia um grande matagal que separava os condomínios de classe média alta das favelas do Campo Limpo. Agora a mata se foi e com ela as espécies nativas da Mata Atlântica. Então, além da visão de “gente diferenciada” a classe mais rica também vai sofrer com o ar mais poluído. Será que agora o governo vai tomar alguma atitude?

Fonte ecoplanet

Comentários