Filme 'Bambi' ingressa no catálogo de 'tesouros nacionais' dos EUA

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou, nesta quarta-feira (28), que preservará "Bambi" (1942), "Forrest Gump" (1994), "El Mariachi" (1992) e outros 22 filmes considerados tesouros nacionais, artísticos e culturais, por sua influência na cultura americana.

Foram contemplados longas-metragens, documentários e animações produzidos entre 1912 e 1994. Eles foram escolhidos entre 2.228 filmes indicados pelo público. Agora, o total de filmes protegidos pelo Registro Nacional de Filmes, ligado à Biblioteca do Congresso, chega a 575. Os novos eleitos representam "a rica diversidade criativa e cultural do cinema americano", informou a instituição em comunicado. Esses filmes foram selecionados devido ao seu duradouro significado para a cultura norte-americana", disse o bibliotecário-chefe James Billington em nota.
O clássico de animação de Walt Disney "Bambi" foi eleito por sua "atemporalidade" e por "deleitar gerações desde sua estreia há cerca de 70 anos", assim como pela forma como esta fábula capta a beleza com suas imagens.
A Biblioteca do Congresso dos EUA elege anualmente 25 filmes para sua preservação, entre as milhares de propostas apresentadas pelo público, por sua importância "cultural, histórica e estética" e sua relevância para a cultura do país.
A lista de 25 filmes inclui clássicos da história do cinema, como "Farrapo humano" (1945), de Billy Wilder; "O cavalo de ferro" (1924), história épica do oeste americano dirigida por John Ford, "O Garoto" (1921), de Charles Chaplin, "Os Corruptos" (1953), filme noir dirigido por Fritz Lang, "Faces" (1968), de John Cassavetes, "I, an Actress" (1977), de George Kuchar, "The Cry of the Children", de George Nicholls, e "A Cure for Pokeritis", de Laurence Trilble  - estes últimos são ambos de 1912.
Entre as obras mais recentes estão "O silêncio dos inocentes" (1991), com Jodie Foster e Anthony Hopkins, e a história de violência nas salas de aula de "O preço do desafio" (1988), do diretor cubano-americano Ramón Menéndez. Todos estes filmes serão submetidos a um processo de conservação e classificação para que possam perdurar e serem desfrutados pelas gerações futuras. Tornam-se, assim, herança cultural.

 Do G1, em São Paulo, com agências internacionais
 

Comentários