Os 10 melhores doodles de 2011



Tudo começou em 1998, quando os fundadores da Google, Larry e Sergey, mudaram o logotipo da empresa para indicar sua presença no Burning Man Festival, no deserto de Nevada. Eles colocaram o símbolo do festival – dois rabiscos e um losango em formato de homem – atrás da segunda letra ‘o’ da palavra Google. Era uma brincadeira para os funcionários, informando-os que eles estariam “fora do escritório”.
Em 2000, Lerry e Sergey pediram ao então estagiário Dennis Hwang para produzir um doodle para o Dia da Bastilha. O desenho foi tão bem recebido pelos usuários que Hwang foi nomeado Doodle chefe e os desenhos se tornaram uma marca registrada da empresa.
Em 2011 o Google publicou 256 doodles, de diversos países e para celebrar vários motivos: independências de países, datas de falecimento ou nascimento de pessoas consagradas, eventos comemorativos, produtos inventados, entre outros.
Fizemos uma seleção com os melhores doodles deste ano, de acordo com nossa opinião. Infelizmente muitos tiveram que ficar de fora e que mereciam estar nessa lista. Se você tiver tempo e paciência, pode conferir a lista completa aqui e dar sua opinião. Concorda com nossas escolhas?
Observação: a numeração não segue nenhuma ordem de critério.

1. Pane no sistema



  • Quando: 23 de novembro
  • Localização: Ucrânia, Bielorrússia, Itália, Estónia, Polónia, Lituânia, França, Reino Unido, Áustria, Letônia, Alemanha, Irlanda, Suíça, Hungria, Rússia, Espanha e Bulgária.
Para celebrar o 60º aniversário da primeira publicação de Stanislaw Lem, o Google criou um dos doodles mais interativos para a sua página inicial. Lem é um escritor polonês especializado em ficção científica e responsável por grandes clássicos do gênero, como o livro Solaris.
O doodle: Assim que clica sobre a imagem, você pode começar a assistir algumas rápidas sequências de imagens, até que o gigante robô apareça na sua tela. Você precisa ajudá-lo a resolver alguns enigmas da matemática. Os desafios e quebra-cabeças só aumentam. Você certamente vai se divertir bastante com eles.

2. Não me pare agora



  • Quando: 5 de setembro
  • Localização: global
Freddie Mercury é considerado por críticos e por votações populares como um dos maiores cantores de todos os tempos e uma das vozes mais conhecidas do mundo. Para marcar a data em que o cantor faria 65 anos, o Google preparou um doodle em forma de vídeo com a música “Don’t Stop Me Now” da banda Queen (a qual Freddie Mercury era vocalista).
O doodle: O vídeo levou três meses para ser criado, e segundo sua criadora, Jennifer Hom, a intenção era fazer a homenagem mais colorida possível, refletindo a vida do saudoso vocalista. A animação segue a letra a risca em diversos momentos, incluindo uma parte que Mercury pula em direção ao céu e monta nas costas de um tigre.

3. Come-come de horas produtivas

  • Quando: 21 de maio
  • Localização: global
No dia 21 de maio o jogo Pac-Man completou 30 anos de história e a Google substituiu o seu logotipo por uma versão especial do game em forma de doodle para comemorar a data. A mudança se espalhou rapidamente por sites e blog mundo a fora, e o doodle em forma de joguinho tornou-se uma febre em todo o planeta.
O doodle: Um minigame igual ao pacman, apenas com os espaços fechados do centro formando o nome do buscador. A brincadeira foi cara: um estudo apontou que 4,8 milhões de horas foram gastas com o jogo, ao invés de serem investidas em alguma atividade produtiva.

4. Guitarra de perdas mundiais



  • Quando: 9 de junho
  • Localização: global
Um dos mais populares doodles de 2011 é o que homenageia o nascimento do guitarrista, compositor e inventor Les Paul. Conhecido por ser um músico virtuoso, Paul é considerado pioneiro no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos. E para celebrar essa data, o Google transformou seu logo em uma guitarra.
O doodle: São dez cordas, cada uma com um som e uma nota. Basta arrastar o mouse sobre elas para tocar. Você pode gravar sua composição, através de um botão localizado abaixo do doodle. Um link é criado para você poder enviar sua composição. Segundo a consultoria Rescue Time, a brincadeira custou 268 milhões de dólares à economia mundial.

5. Móbile interativo



  • Quando: 22 de julho
  • Localização: global
O americano Alexander Calder é mais conhecido por ter sido o inventor do celular, mas ele também era um artista. Suas obras estiveram expostas no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, com “objetos” equilibrados, que se moviam suavemente com o ar. A Google inspirou-se nas criações de Calder para desenvolver um doodle em comemoração aos 113 anos do seu nascimento.
O doodle: Esse é o primeiro doodle feito inteiramente em HTML5 canvas. Ele executa uma simulação física na geometria móvel e depois faz renderização 3D em tempo real com os gráficos vetoriais. Apenas recentemente os navegadores avançaram ao ponto de permitir essa tecnologia. Ao passar o mouse e clicar, você pode brincar com os objetos pendurados.

6. Eclipse lunar

  • Quando: 15 de junho
  • Localização: global
Um raro eclipse lunar encobriu a Terra no dia 15 de junho e infelizmente não seria visível na sede do Google, em Mountain View. Pensando neles e nas diversas pessoas que não conseguiriam ver ao vivo o fenômeno, a Google exibiu em tempo real a mudança lunar, trocando o seu logo por um doodle do eclipse.
O doodle: Para desenvolver o doodle, a empresa trabalhou em cima das imagens de uma câmera Slooh, que está localizada no espaço. Dessa forma, os doodlers (como são chamados quem cria os doodles) criaram uma reprodução do eclipse lunar que foi “transmitido” ao vivo pelo buscador.

7. Abóboras no campus



  • Quando: 31 de outubro
  • Localização: 76 países (Brasil não incluso)
Uma das festas mais tradicionais dos países anglo-saxônicos, o Halloween (Dia das bruxas) é um evento cultural de países como Reino Unido, Canadá, Irlanda e Estados Unidos. Existem diversas explicações para a data festiva, mas segundo a crença popular, é nesse dia que os mortos e espíritos saem para atormentar os vivos.
O doodle: Seis abóboras foram usadas na produção de um vídeo em time-lapse. Os artistas (funcionários do Google) passaram mais de 8 horas esculpindo-as e a brincadeira acabou contagiando todos que passavam próximo a eles. Uma música foi criada especialmente para o filme.

8. Cinema mudo



  • Quando: 16 de abril
  • Localização: Global
Charlie Chaplin não era apenas a maior estrela da era do cinema mudo, ele também escreveu, dirigiu e produziu mais de 80 filmes em uma carreira que durou décadas e incluiu obras-primas como  The Kid, The Gold Rush e o clássico Tempos Modernos. Em comemoração aos seus 122 anos, a Google produziu um vídeo muito criativo.
O doodle: um simples filme mudo foi desenvolvido por toda a equipe de criação dos doodles e filmado em Niles, no estado americano da Califórnia. A obra contou com o auxilio do Museu de Cinema Mudo Essanay, que fica localizado na cidade.

9. No fundo do mar

  • Quando: 8 de fevereiro
  • Localização: Global
Júlio Verne é considerado por críticos literários como o precursor do gênero de ficção científica. Ele antecipou avanços científicos em pleno século XVIII, como submarinos, máquinas voadoras e viagens à lua. Se estivesse vivo, Verne completaria 183 anos.
O doodle: Você pode brincar como se estivesse em um submarino com o doodle em sua homenagem, baseado em sua obra mais famosa: 20 mil Léguas Submarinas. Basta apenas mover a chave para “direcionar” o submarino.

10. Muppets e Vila Sésamo



  • Quando: 24 de setembro de 2011
  • Localização: Global
Quem tem mais de 20 anos com certeza já ouviu falar no universo ficcional “Os Muppets”. A história criada por Jim Henson foi exibida no Brasil na década de 80 através do desenho “Muppets Babies”. Ele também é o criador da “Sesame Street”, que foi adaptada no Brasil com o nome “Vila Sésamo”.
O doodle: Henson era um apaixonado por tecnologia e gadgets. O doodle em sua homenagem permite brincar de forma interativa com alguns dos bonecos da Vila Sésamo. Basta clicar em cima das mãos que estão logo abaixo dos personagens para poder mexer com eles.
----------
Gostou? Você também pode dar suas sugestões de doodles para o Google. Basta enviar um email com sua ideia para proposals@google.com. Um grupo de funcionários se reúne regularmente para debater e decidir quais eventos serão comemorados através de um doodle.
Mas se você realmente for aficionado por doodles, agora você pode adquirir diversos produtos com suas artes. O Google lançou recentemente uma loja virtual dos doodles, onde é possível encontrá-los em diversos objetos, como camisetas, canecas, posters e até skates.

Comentários