'Bíblia', 'A Cabana' e 'Ágape' são os livros mais marcantes, diz pesquisa

A Bíblia é o livro mais marcante (Foto: Divulgação)
Os livros de fundo religioso aparecem entre os três mais marcantes dos leitores de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Pró-Livro. A Bíblia aparece em primeiro lugar na preferência dos leitores ouvidos na pesquisa repetindo a marca do estudo anterior, feito em 2007. A pergunta feita na pesquisa foi: 'Qual é o livro que mais marcou você?'.
O livro "A Cabana", de Wm Paul Young, surge em segundo lugar, seguido poe "Ágape", do Padre Marcelo Rossi, em terceiro. O livro "Violetas na Janela", da médium Vera Lúcia M. de Carvalho, também aparece com destaque na nona posição.

LIVRO MAIS MARCANTE 2011 2007
Bíblia Sagrada
'A Cabana', de Wm Paul Young -
Ágape', do Padre Marcelo Rossi -
'O Sítio do Picapau Amarelo', de Monteiro Lobato
'Pequeno Príncipe', de Antoine Saint-Exupéry
'Dom Casmurro', de Machado de Assis
'Crespúsculo', de Stephenie Meyer -
'Harry Potter', de J.K. Rowling
'Violetas na Janela', de Vera Lúcia M. de Carvalho
'A Moreninha', de Joaquim Manuel de Macedo 10º 23º
'Capitães da Areia', de Jorge Amado 11º 14º
'Código Da Vinci', de Dan Brown 12º 12º
'Os Três Porquinhos', livro infantil 13º
'Romeu e Julieta', de William Shakespeare 14º 18º
'Iracema', de José de Alencar 15º 13º
'O Alquimista', de Paulo Coelho 16º 10º
'O Menino Maluquinho', de Ziraldo 17º 16º
'A Branca de Neve', livro infantil 18º
'Bom dia, Espírito Santo', de Benny Hinn 19º 22º
'O Caçador de Pipas', de Khaled Hosseini 20º -
'O Segredo', de Rhonda Byrne 21º -
'Vidas Secas', de Graciliano Ramos 22º -
'Chapeuzinho Vermelho', livro infantil 23º
'Cinderela', livro infantil 24º 11º
'O Monge e o Executivo', de James C. Hunter 25º -
Fonte: Instituto Pró-Livro
A obra infantil "Sítio do Picapau Amarelo", de Monteiro Lobato, caiu da segunda posição na pesquisa de 2007 para o quarto lugar em 2011. Em seguida estão "Pequeno Príncipe", de Antoine Saint-Exupéry; "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "Crepúsculo", de Stephenie Meyer; e "Harry Potter", de J.K. Rowling.
A lista dos 25 livros mais marcantes tem ainda os best-sellers "O Alquimista", de Paulo Coelho; "O Caçador de Pipas", de Khaled Hosseini; e "O Segredo", de Rhonda Byrne, além de clássicos infantis como "Os Três Porquinhos", "Branca de Neve", "Chapeuzinho Vermelho" e "Cinderela".
Lobato preferidoMonteiro Lobato aparece em primeiro lugar entre os escritores brasileiros mais admirados pelos leitores ouvidos na pesquisa, repetindo a colocação do estudo anterior. Machado de Assis subiu do quarto para o segundo lugar. Paulo Coelho, que estava em segundo, caiu para a terceira posição. Jorge Amado também desceu do terceiro para o quarto lugar.
Carlos Drummond de Andrade aparce na quinta posição. Em seguida estão, pela ordem, segundo a pesquisa: Mauricio de Souza, José de Alencar, Vinicius de Moraes, Zibia Gasparetto, Augusto Cury, Érico Verissimo, Cecília Meirelles, Chico Xavier, Padre Marcelo Rossi, Ziraldo, Manuel Bandeira, Paulo Freire, Fernando Pessoa, Clarice Lispector, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Mário Quintana, Silas Malafaia e Pedro Bandeira.


 Do G1, em São Paulo

Comentários