China pode suspender proibição a consoles de videogame


Reuters
Da Reuters

A Sony anunciou duas novas cores para o PlayStation 3 no Japão (Foto: Divulgação)
PlayStation 3 pode começar a ser vendido oficialmente na China (Foto: Divulgação)

A China estuda suspender a proibição aos consoles de videogames após mais de uma década em vigor, noticiou nesta segunda-feira (28) o jornal oficial "China Daily", o que causou alta nas ações de grandes fabricantes de hardware como a Sony e a Nintendo.
Em novembro de 2012, o PlayStation 3, da Sony, recebeu um certificado de qualidade de uma organização regulatória chinesa, o que despertou especulações de que Pequim poderia suspender a proibição, que o governo alegou ter sido imposta em 2000 a fim de salvaguardar o desenvolvimento físico e mental das crianças.
"Estamos revisando a norma e conduzimos algumas pesquisas de opinião e conversas com outros ministérios sobre a possibilidade de abrirmos o mercado de consoles de videogames", o "China Daily" citou uma fonte não identificada do Ministério da Cultura como tendo declarado.
"No entanto, como a proibição foi imposta por sete ministérios mais de uma década atrás, precisaremos de aprovação de todas as partes antes de suspendê-la", acrescentou a fonte.
Um funcionário no departamento de mercado cultural do ministério, responsável pela proibição, negou a reportagem. "O ministério não está considerando suspender a proibição", disse o funcionário, que se identificou apenas como Bai.
Em Tóquio, as ações da Sony fecharam em alta de 9,07%, enquanto as da Nintendo subiam em mais de 3,44%, as duas acima do desempenho do índice Nikkei, que fechou em queda de 0,94%.
Yoshiko Uchiyama, porta-voz da Sony Computer Entertainment, uma subsidiária da Sony, disse que não comentaria a reportagem diretamente.
"Nossa posição quanto aos negócios na China não mudou. É claro que reconhecemos a China como mercado promissor para nossa divisão, e estamos sempre considerando e preparando oportunidades e possibilidades de negócios naquele país", disse ela.
Um porta-voz da Nintendo se recusou a comentar. Decisões anteriores já sugeriam que as autoridades chinesas estavam prontas para atenuar sua posição quanto aos consoles.
Em 2012, a Lenovo lançou o Eedoo CT510, controle por movimentos parecido com o sensor Kinnect, do console Xbox 360, da Microsoft. O Lenovo Group o comercia sob a definição de "máquina de exercício e entretenimento".
Os consoles de videogames são proibidos na China mas os jogos on-line e os jogos em aparelhos móveis são muito comuns, o que segundo os analistas limita as potenciais vantagens para a Sony e os fabricantes rivais de videogames.

  G1

Comentários