UFBA oferece amplo programa de Bacharelados Interdisciplinares


Bacharelado Interdisciplinar UFBA (Foto: Divulgação / Jeilson Barreto Andrade)
Bacharelado Interdisciplinar da UFBA tem quatro opções de cursos: Artes, Humanidades, Saúde e Ciência e Tecnologia. Currículos têm espaço para diversas áreas (Foto: Divulgação / Jeilson Barreto Andrade)
Um novo modelo de graduação vem, pouco a pouco, ganhando espaço nas universidades públicas do Brasil: o Bacharelado Interdisciplinar (BI). Esse tipo de curso está voltado para uma formação mais ampla e tem como um de seus principais objetivos garantir que os jovens tenham contato com diversas áreas de conhecimento antes de escolherem suas carreiras. O projeto da Universidade Federal da Bahia (UFBA), criado em 2009, é um dos mais completos do Brasil e foi tema do Globo Universidade  (18/5).

 Os alunos que desejam ingressar em um Bacharelado Interdisciplinar da UFBA têm quatro opções de cursos: Artes, Humanidades, Saúde e Ciência e Tecnologia. As matérias obrigatórias são dedicadas a estudos introdutórios relativos à área escolhida, formação geral e língua portuguesa. A maior parte da carga de 2.400 horas, no entanto, é preenchida de acordo com as preferências de cada estudante.

Um jovem matriculado em Artes, por exemplo, deve cursar 748h de disciplinas de sua área, 136h de Ciência e Tecnologia ou Saúde, 136h de Humanidades e 408h de livre escolha. Além disso, outras 360h são dedicadas a atividades complementares, como estágios e pesquisas.

Para o ex-reitor da UFBA e responsável pela criação dos Bacharelados Interdisciplinares na instituição, Naomar de Almeida Filho, a experiência ajuda os alunos a escolherem uma formação tradicional com mais segurança. “Alguns cursos têm taxas de evasão de quase 50%”, afirma. “Quando os estudantes têm a oportunidade de amadurecer suas decisões sobre a carreira, esse problema diminui”, completa.

Em média, os alunos levam 3 anos para completar o BI, que tem de ser concluído em, no máximo, 5 anos. Atualmente, a UFBA oferece 1.300 vagas e o ingresso é feito somente por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O diploma é certificado pelo MEC como o de um curso tradicional. Com isso, o concluinte pode prestar concursos públicos que não exijam uma formação superior específica e ingressar diretamente em uma pós-graduação.

Caso opte por uma graduação específica, o estudante pode utilizar as matérias já cursadas para abater grande parte da carga horária do ciclo básico. Na UFBA, 20% das vagas de cursos tradicionais são reservadas para alunos egressos de BIs

Fonte: Rede Globo

Comentários