Android 4.3 vai chegar blindado com novos sistemas de segurança

Por Leonardo Müller 
Android 4.3 vai chegar blindado com novos sistemas de segurança
Google quer tornar Android superseguro. (Fonte da imagem: Reprodução/Norebbo)

O Android sempre foi criticado pela fragilidade em seu sistema de segurança. O SO da Google simplesmente tinha brechas demais, o que só dificultava a vida dos desenvolvedores que tentavam concertar os problemas. Para tentar acabar com essa má fama, a empresa resolveu incluir quatro novidades para deixar o robozinho mais “osso duro de roer” em sua versão 4.3.
A primeira e mais importante mudança foi a implementação do SELinux no Android, um complemento de segurança que isola aplicativos dentro copartimentos do sistema operacional impedindo que eles tenham acesso a dados e componentes do Android para os quais não tiveram autorização. O SELinux é uma criação da NSA, a agência de segurança interna dos EUA, e será uma espécie de substituto para um sistema de isolamento nativo do SO.
Com essa mudança, o Android deve ficar bem menos vulnerável a aplicativos maliciosos que as pessoas instalam acidentalmente nos seus aparelhos. Com isso, eles só poderão fazer mal ao smartphone ou acessar informações sigilosas se receberem permissão.

Criptografia

A segunda grande melhoria na segurança do Android 4.3 é uma mudança na certificação e armazenamento de dados criptografados. Com isso, senhas salvas no aparelho que servem para dar acessa à contas em serviços online e redes WiFi estarão mais seguras.
Essa era uma alteração que empresários vinham pedindo para a Google, já que temiam utilizar o WiFi de seus escritórios com o celular por falta de segurança. Caso o aparelho fosse perdido ou invadido por um hacker, as senhas para essas redes eram facilmente obtidas.

Usuários isolados

Você já deve ter ouvido falar sobre o sistema de multiusuários para tablets com Android 4.3 que a Google anunciou. Com isso, os aparelhos poderão funcionar como se fossem PCs, onde cada pessoa com quem você divide o dispositivo tem um perfil com suas próprias configurações carregadas. Isso, entretanto, poderia gerar vários problemas de segurança, caso essa criação de usuários fosse feita de forma parecida com a do Windows, onde pessoas podem instalar aplicativos e fazer determinadas alterações em outras contas sem acessá-las de fato.
A Google garante que as contas de usuários criadas no Android 4.3 estarão completamente isoladas, e quem utilizar o tablet em uma conta que não tenha senha, por exemplo, não poderá acessar qualquer tipo de informação das demais.
A última melhoria de segurança no Android é relacionada também à segurança de redes WiFi. O novo robô vai conseguir configurar redes a partir de protocolos WPA2 com pontos de acesso empresarial, além de ser compatível com protocolos de autenticação extensíveis.
Até o momento, nenhuma empresa de segurança teve a oportunidade de testar a nova armadura do Android 4.3. Ainda assim, em um ou dois meses já devemos contar com dados que poderão comprovar se o SO da Google ficou mesmo mais fortinho.
 
Fonte: ARS Technica

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/android/42437-android-4-3-vai-chegar-blindado-com-novos-sistemas-de-seguranca.htm#ixzz2a6TVH2Po

Comentários