Ranking internacional lista Unicamp como 15ª melhor universidade 'jovem'

Unicamp (Foto: Divulgação)
Entrada do campus da Unicamp (Foto: Divulgação)
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a 15ª universidade "jovem" do mundo, segundo ranking divulgado na tarde desta quarta-feira (29) pelo Instituto QS. A lista inclui as 50 melhores instituições fundadas há menos de 50 anos. A Unicamp foi fundada em 1966 e, a cada ano, vem conquistando posições mais altas no ranking.
Veja a lista completa
Em 2012, ela foi a 22ª colocada. No ano passado, ela subiu para a 17ª colocação. A Unicamp é a única universidade brasileira a figurar no ranking. Na edição 2013/2014, há apenas duas instituições da América Latina na lista: a de Campinas e a Universidad Austral, da Argentina, que ficou na 36ª posição.
Em um comunicado divulgado na apresentação do ranking, Ben Sowter, o chefe do setor de pesquisa do QS, afirmou que, no mercado do ensino superior, onde "uma história mais longa é frequentemente vista como mais desejável", as universidades mais antigas em geral têm vantagens sobre as mais jovens em termos de reputação. "Ao focar no desempenho apenas dessas instituições jovens, a lista tem como objetivo apontar as potências da educação superior que estão se destacando na arena global", disse ele.

Asiáticas lideram
No ranking divulgado nesta terça-feira, três das dez universidades mais bem colocadas são de Hong Kong: a Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong (em primeiro lugar), a City University de Hong Kong (em quarto) e a Universidade Politécnica de Hong Kong (em oitavo).
A Universidade Tecnológica Nanyang, de Cingapura, ficou com a segunda colocação, seguida pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia do Sul.
A outra instituição coreana no top 10 é a Universidade de Ciência e Tecnologia Pohang (Postech), em quinto lugar. As universidades Maastricht (Países Baixos), da Califórnia – Irvine (Estados Unidos), Autônoma de Barcelona (Espanha) e da Antuérpia (Bélgica) completam a lista na 6ª, 7ª, 9ª e 10ª posições, respectivamente. Neste ano, a britânica mais bem colocada foi a Universidade de Bath, na 11ª colocação.
 
Sobre o ranking
Os rankings mundiais de universidades do QS são compostos de seis indicadores: a reputação acadêmica responde por 40% dos pontos; a reputação na visão dos empregados responde por 10%; a quantidade de alunos por professor, assim como o número de citações, valem 20% da nota; o número de alunos e de professores internacionais compõem, cada um, 5% da pontuação final.
Neste ano, segundo o QS, entrevistas com 62.094 acadêmicos e 27.957 empregadores foram usadas para a elaboração dos resultados.

Comentários