Aos 10 anos, Facebook irrita um terço dos usuários com compartilhamentos

Do G1, em São Paulo

Facebook em sua versão de 2004 (Foto: Divulgação/Facebook)
Página do Facebook em sua versão de 2004 (Foto:
Divulgação/Facebook)
Pouco mais de um terço dos usuários do Facebook nos Estados Unidos, país com maior presença na rede social, se irrita com pessoas que compartilham muitas informações pessoais e com indivíduos que publicam fotos suas sem pedir permissão antes.
Os números fazem parte de uma pesquisa feita pelo Pew Research para comemorar os 10 anos do site, completos nesta terça-feira (4).
Com uma população de 1,19 bilhão, o Facebook instiga outras ações que incomodam os usuários na rede social. Em terceiro lugar, citado por 27% dos entrevistados, o irritante é o fato de qualquer um poder ver postagens ou comentários sem que eles tenham sido necessariamente direcionados a essas pessoas.
Nem só de características desagradáveis é feita a primeira década do Facebook. O Pew também identificou que homens e mulheres reagem de forma diferente às publicações no Facebook. A maioria delas diz usar o Facebook para ver fotos (54%) e compartilhar uma só publicação com muitas pessoas (50%).
Apesar de um terço não gostar de se ver em fotos não autorizadas, 31% disseram que costumam comentar diariamente em fotos postadas por amigos. Dos usuários, 44% dizem que curtem as postagens de seus contatos.
Curtidores
Mesmo bastante ativos para interagir com as publicações de outros membros, poucos usuários do Facebook afirmam postar diariamente: apenas 10%. Um quarto disse nunca ter feito uma atualização na vida.
O Pew Research ouviu 1,8 mil pessoas, entre agosto e setembro de 2013, dos quais 960 eram usuários do Facebook. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.
O instituto constatou que, nos EUA, 57% dos adultos e 73% dos adolescentes (12 aos 17 anos) estão no Facebook. De todos os maiores de idade ouvidos pela entidade, 35% possuem mais de 250 amigos na rede social. A média de contatos é 338 amigos.
338 amigos
Os mais jovens costumam ter mais amigos. Entre os usuários com 18 e 29 anos, 27% possuem mais de 500 amigos no site.
Mesmo sendo um serviço para conectar pessoas e usado para manter os amigos mais próximos, não é raro que gere tensões entre conhecidos.
Segundo a pesquisa, 12% dos usuários disseram que alguém já pediu para que eles deixassem de manter relações com algum usuário da rede. As solicitações são feitas por namorados e namoradas e por amigos também.

Comentários

Postagens mais visitadas