Google vai investir US$ 50 milhões na cura de doenças cardíacas

 Por

A Google acaba de anunciar que fará um investimento enorme na área da medicina. Segundo o site WIRED, a Google Life Sciences, em conjunto da Associação Americana do Coração (“AHA”, em inglês), vai dar 50 milhões de dólares para ajudar na cura de doenças cardíacas – um valor considerado um dos maiores financiamentos para uma iniciativa do tipo em quase um século.
Mas por que um investimento tão grande? O fato é que problemas cardíacos são algo comum demais em nosso meio, e que vêm se mostrando em número cada vez maior a cada dia (só para você ter uma ideia, são mais de 17 milhões de mortos por ano). Para piorar, mesmo as diversas pesquisas feitas na área não ajudaram a desvendar o mistério das causas e curas desse tipo de doença; logo, é aí que a gigante pretende mudar as coisas.

Só pode haver um

Uma vez que estamos falando da Google – uma empresa bem conhecida por suas investidas ousadas, grandiosas, pouco convencionais e, acima de tudo, extremamente bem-sucedidas –, esse dinheiro não será dividido para diversos centros de pesquisa nem nada parecido. No lugar disso, ela vai entregar todos os US$ 50 milhões para um único time, com o valor entregue ao longo de cinco anos.
“Modelos tradicionais de financiamento de pesquisa são frequentemente incrementais e porcionados, tornando difícil estudar um assunto multifacetado de longo-prazo”, disse Andrew Conrad, presidente do time Life Sciences. “A AHA e a Google Life Sciences se comprometeram a essa abordagem nova e ousada”, continuou.
Para decidir quem levará toda essa grana, a Google vai fazer do jeito mais óbvio possível: em um concurso. Se quiser participar, você deve enviar uma inscrição a partir de janeiro de 2016, apresentando toda a sua ideia em apenas uma página de texto. Os vencedores, por sua vez, serão anunciados em 14 de fevereiro.
Vale notar também que a Google não vai ter participação de nenhuma propriedade intelectual ou financeira dos resultados da pesquisa.
Agora, será que isso vai dar certo? É difícil dizer – afinal, dinheiro nem sempre se traduz em maiores avanços científicos da mesma maneira como ocorre no mundo da tecnologia. Mesmo assim, estamos falando de uma quantidade realmente massiva de recursos, suficiente para tornar realidade muitos projetos incrivelmente ambiciosos.
Resta esperar e torcer que isso tenha resultados positivos. Mas é provável que, seja qual for o resultado, teremos um avanço e tanto nessa área em um futuro próximo.

Fonte(s)

Comentários