indicações ao Oscar 2010

"Avatar" e "Guerra ao terror" dividem o páreo pelo Oscar deste ano, com nove indicações cada um. O anúncio dos filmes que disputarão o maior prêmio do cinema mundial, dado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, foi realizado na manhã desta terça-feira (2).



Dirigido por James Cameron, "Avatar" se transformou no maior fenômeno de bilheterias da história do cinema mundial, e já ultrapassou a marca de US$ 2 bilhões em faturamento. "Guerra ao terror", dirigido por Kathryn Bigelow (ex-mulher de Cameron), teve uma campanha pequena nos cinemas, mas vem sendo muito premiado nos EUA.

"Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino, vem em segundo lugar na disputa pelas estatuetas, concorrendo em oito categorias (uma a mais do que o cineasta havia conseguido em 1995, com "Pulp fiction"). "Preciosa" e "Amor sem escalas" foram indicados em seis categorias cada.



A divulgação dos concorrentes nas principais categorias foi feita ao vivo pela atriz Anne Hathaway, acompanhada pelo presidente da associação, Tom Sherak, direto de Beverly Hills. Neste ano, pela primeira vez em mais de 60 anos, a categoria melhor filme terá dez candidatos. Os escolhidos foram:

"Avatar", de James Cameron
"Um sonho possível", de John Lee Hancock
"Distrito 9", de Neill Blomkamp
"Educação", de Lone Scherfig
"Guerra ao terror", de Kathryn Bigleow
"Bastardos inglórios", de Quentin Tarantino
"Preciosa", de Lee Daniels
"Um homem sério", de Ethan e Joel Coen
"Up – Altas aventuras", de Pete Docter e Bob Peterson
"Amor sem escalas", de Jason Reitman

Comentários