Como os aliados decifraram as mensagens alemãs na Segunda Guerra Mundial?



Durante a Segunda Guerra Mundial, o envio de mensagens superimportantes e secretas era uma atividade comum. Os textos eram escritos através de códigos que deveriam ser indecifráveis, e os militares nazistas contavam com uma máquina — conhecida como Enigma — para produzia e “traduzir” mensagens criptografadas.
Entretanto, o código acabou sendo decifrado pelos aliados, e muitos acreditam que a tradução dessas mensagens foi um dos principais fatores que causou o fim da guerra. O vídeo acima traz James Grime, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que conta como o famoso matemático Turing e sua equipe conseguiu quebrar o código, vencendo a batalha contra os alemães.

Pequena falha

Segundo Grime, os matemáticos descobriram que existia uma quase indetectável falha no código, que consistia no fato de que uma letra nunca era criptografada de forma que fosse representada como ela mesma depois de ser codificada. A partir dessa descoberta, a equipe de Turing desenvolveu uma máquina capaz de decifrar as mensagens alemãs — chamada Bombe —, e conseguiu descobrir como o código funcionava, apesar de ser mudado todas as noites.
Você pode conferir a explicação completa de Grime — que é doutor em matemática — no vídeo que abre esta notícia, e ativar as legendas em português (que não são absolutamente perfeitas, mas bem compreensíveis) no menu do YouTube.
Fonte: YouTube

Comentários