Apple apresenta iPad, prancheta digital com acesso a internet



Após meses de boatos e especulações, a Apple anunciou oficialmente, enfim, a chegada do iPad, seu primeiro computador em formato de prancheta digital, ao mercado. Em evento realizado em São Francisco, nos EUA, o fundador e presidente da companhia, Steve Jobs, apresentou o produto - que une computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital - como "mágico" e "revolucionário".

O aparelho chega às lojas dos Estados Unidos custando a partir de US$ 500 (ou cerca de R$ 920, na cotação do dólar comercial desta quarta-feira), na versão mais barata - sem conexão celular e com 16 GB para armazenamento. A versão mais cara, com conexão 3G e 64 GB, custará US$ 829 (R$ 1,5 mil).  O equipamento sem acesso a rede celular estará disponível mundialmente em até dois meses, segundo Jobs.
Já a versão com 3G estará disponível, nos EUA, em 90 dias. Para outros países, os primeiros acordos de distribuição serão fechados a partir de junho. Desta vez, o aparelho não será vendido exclusivamente para a rede de telefonia celular AT&T nos EUA. Sem subsídios, o iPad é compatível com qualquer rede de telefonia GSM.

“Há espaço para uma categoria entre os smartphone e o notebook. E precisávamos criar algo melhor do que um netbook”, justificou Jobs, antes de confirmar o nome oficial da prancheta digital, que pesa pouco menos de 700 gramas e tem tela sensível ao toque de 9,7 polegadas, com espessura total de 1,2 centímetro. O aparelho pode ser ligado a um teclado externo próprio, ou o usuário pode usar teclas virtuais exibidas na tela sensível ao toque.

Com o aparelho, será possível escutar músicas, assistir a vídeos, ouvir podcasts e acessar a internet. Mas a principal novidade é o aplicativo de livros digitais da Apple, o iBooks. O aparelho terá a mesma função de um Kindle, da Amazon. "A Amazon fez um excelente trabalho com o Kindle, iremos um pouco além com o aplicativo iBooks”, disse Jobs.

O menu do aplicativo apresenta uma "prateleira" digital, apresentando os títulos que o usuário já possui. A tela mostra a página do livro digital como se o usuário olhasse para o produto em formato de papel. No lançamento, a Apple garantiu acordos de distribuição de conteúdo das editoras Penguin, Harper Collins, Simon & Schuster, Macmillan, e Hachette.

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