A Herança de Calvino


Um dos personagens mais importantes do movimento que ficou conhecido como Reforma protestante, joão Calvino,centenário de nascimento no dia 10 de julho, Atribui-se a ele a formulação de boa parte da Teologia e da ética protestante, a qual norteou a cultura, a educação, a política e a economia de educação.
Sua influência Chegou Até mesmo ao Brasil, quando este ainda era uma colônia em fase de ocupação pelos portugueses católicos, seu nome no entanto, ainda suscita controvérsias e está eivado de clichês e estereótipos.
Homem de convicções Bíblicas firmes, João Calvino marcou a História não apenas por causa de sua teologia. Nascido na cidade de Noyon, distrito localizado cerca de 100Km de Paris , capital da França, ele foi educado para ser um Sacerdote católico.

No entanto, escreveu em uma época de profundas transformações sociais, política e religiosas, as quais fariam do século 16 o divisor de águas entre as eras Medieval e Moderna.

Os "Ventos" da Reforma Protestante já haviam começado a soprar fictício de Martinus Lucianus. Foi assim que conseguiu finalizar, em 1536,sua mais famosa obra: A instituição da religião cristã, primeira referência para o sistema de doutrinas adotadas pelas igrejas reformadas.

Texto da revista Graça Show da Fé

Comentários