Galeria de bichos ameaçados: formigueiro-do-litoral

Conheça o formigueiro-do-litoral, uma ave que vive em restingas e corre risco de desaparecer

Procura-se!
Nome popular: formigueiro-do-litoral
Nome científico: Formicivora littoralis.
Tamanho : aproximadamente 13 centímetros.
Peso: cerca de 13 gramas.
Local onde é encontrado: algumas restingas da costa leste do estado do Rio de Janeiro, entre os municípios de Saquarema e Armação de Búzios.
Hábitat: exclusivo das restingas arbustivas da Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção.

Existe um tesouro escondido no estado do Rio de Janeiro que quase ninguém conhece. Não, não se trata de um baú de ouro, mas de uma espécie de ave da família dos papa-formigas (ou tamnofilídeos, como preferem os ornitólogos) que só existe em algumas restingas brasileiras, o formigueiro-do-litoral.

Essa relíquia do mundo animal foi apresentada ao público em 1990, quando dois ornitólogos cariocas descreveram a espécie, tornando-a famosa entre os especialistas em aves. O formigueiro-do-litoral costuma se abrigar em meio à vegetação e, por isso, passa facilmente despercebido aos olhos das pessoas. Esta ave geralmente é vista aos casais, deslocando-se pelos arbustos de restinga em busca de alimento ou patrulhando seu território.

Os machos são negros com pintas brancas nas asas, enquanto as fêmeas são mais claras, com dorso marrom-acinzentado, partes inferiores esbranquiçadas, supercílio branco, uma faixa negra que cobre os olhos e pintas brancas nas asas.

O formigueiro-do-litoral é muito agressivo com outros machos de sua espécie ou indivíduos de outras espécies que, porventura, entrem em seu território, particularmente, no período de reprodução. Repete, em seqüência, sons que parecem com um “tchó-tchó-tchó”, intimidando e perseguindo os intrusos.

Ao contrário de outros “verdadeiros” papa-formigas, que levaram esse nome por perseguirem formigas-de-correição – insetos nômades que marcham no chão da floresta em busca de alimentos –, o formigueiro-do-litoral é assim denominado somente por fazer parte da mesma família. A alimentação desta ave inclui outros insetos, como lagartas, grilos e mariposas, que capturam no solo, na folhagem ou mesmo em vôo.

O ninho do formigueiro-do-litoral é construído, geralmente, em forquilhas – pequenos galhos de arbustos em forma de Y – a poucos metros do solo. O ninho parece um cesto aberto, confeccionado pelos pais com pequenas raízes, fibras vegetais, finas cascas de árvores e casulos de insetos. Ali são postos, geralmente, dois ovos. Logo que os filhotes nascem são alimentados com larvas e insetos adultos. Os pais são muito cuidadosos com o ninho para evitar que predadores o descubram.

O formigueiro-do-litoral está ameaçado de extinção porque, além de viver em uma área muito reduzida do estado do Rio de Janeiro, muitas casas de praia e condomínios são construídos nestes locais. Aos poucos, as edificações vão substituindo as restingas em que vive a ave, tornando o seu futuro incerto.


Carlos Humberto Oliveira e Maria Alice S. Alves

Departamento de Ecologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Comentários