Galeria de Bichos ameaçados-Kunsia

Marcos Téran e colaboradores

Nome científico: Kunsia tomentosus.
Tamanho médio: 27 centímetros de corpo e 19,6 centímetros de cauda.
Peso médio: de 350 gramas a 560 gramas.
Hábitat: áreas de campos abertos da região centro oeste do Brasil e oeste do Paraguai.


A Kunsia tomentosus - o maior representante ainda existente de um grupo de roedores que só ocorre no continente americano, à subfamília Sigmodontinae.
O animal está entre as sete espécies de roedores presentes na lista oficial da fauna ameaçada de extinção, organizada pelo IBAMA ( instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos recursos Naturais Renováveis).
Por mais estranho que possa parecer, ao encontrar a Kunsia tomentosus você não deve dar um grito de susto e, sim, se considerar uma pessoa de sorte por conseguir vê-la. Pois além de correr o risco de desaparecer, este rato silvestre costuma cavar buracos para servir de moradia.
O fato de ser um animal difícil de ser encontrado faz com que os pesquisadores conheçam pouco sobre seus hábitos. Pelas informações disponíveis, pode-se dizer que a espécie prefere sair de sua toca à noite e gosta de se alimentar de insetos, como besouros e grilos. É provável que seu corpo seja adaptado tanto para a vida sob o solo, nas estações de seca, quanto para a vida se mi aquática, conseguindo manter-se na superfície da água nos períodos de chuvas e inundações.

Fonte http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2001/113/chc-113?searchterm=kunsia

Comentários