Galeria de bichos ameaçados: papa-moscas-estrela


Conheça o papa-moscas-estrela, ave que só é encontrada na Mata Atlântica
Procura-se!


Nome científico: Hemitriccus furcatus.

Nome popular: Papa-moscas-estrela.
Tamanho: 9,2 centímetros de comprimento.
Local onde é encontrado: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.
Hábitat: áreas montanhosas da Mata Atlântica com presença de taquara.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção!

Quem acha que só existem estrelas no céu, no mar ou no cinema, engana-se! Na floresta – mais precisamente na Mata Atlântica –, também é possível encontrar estrelas, mas do tipo emplumadas: estamos falando do papa-moscas-estrela!


A esta ave aplica-se bem o nome “passarinho” – ela tem menos de 10 centímetros de comprimento! E embora seja menos famoso, o papa-moscas-estrela é tão bonito quanto qualquer galã do cinema. Possui a cabeça marrom-avermelhada, as costas verdes, o peito cinza e a barriga branca. Uma de suas principais características é a cauda em formato de tesoura, com as pontas pretas e brancas, motivo pelo qual algumas pessoas o chamam de “maria-tesourinha”.


O papa-moscas-estrela é uma espécie endêmica da Mata Atlântica, ou seja, só pode ser encontrado neste ecossistema. Seu hábitat são áreas montanhosas de florestas bem preservadas com presença de taquara (um tipo de vegetação de caule oco com folhas espaçadas), nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.


A ave vive embrenhada no meio do taquaral e, por conta de ser pequenina, passa facilmente despercebida para aqueles que não conhecem o seu canto, uma seqüência rápida de sons do tipo metálico (clique aqui e ouça). Por ser uma espécie bastante difícil de ser encontrada e observada, os ornitólogos (especialistas em aves) sabem muito pouco sobre seus hábitos. Para se ter uma ideia, até hoje, ninguém teve sequer a sorte de encontrar seu ninho!


Integrante da família Tyrannidae – que inclui também pássaros como o famoso bem-te-vi – o papa-moscas-estrela, assim como os demais tiranídeos, e como seu próprio nome diz, tem os insetos como principal alimento. E essa ave muitas vezes captura sua refeição com muita habilidade em pleno voo.


Por conta da destruição da maior parte da Mata Atlântica, o papa-moscas-estrela, assim como várias outras espécies que dependem desse ecossistema, encontra-se seriamente ameaçado de extinção. A continuidade da destruição das florestas pode fazer com que essa pequenina estrela da Mata Atlântica se apague para sempre.



Luciano Moreira Lima
Bruno Carlos Rennó Ribeiro Soares
Projeto Aves, Quelônios e Mamíferos Marinhos da Bacia de Campos/Oceanites

Comentários