A Matemática da Natureza


Se alguém perguntar qual é ao perímetro , isto é o resultado da soma dos lados do triângulo, a resposta é moleza.  Basta somar: 1 centímetros + 2 centímetro + 3 Centímetro e o resultado será 6 centímetros. Fácil, não ?
Mas se alguém pedisse para você dar conta de somar os lados e uma couve flor? Você acharia que isso não é pergunta que se faz algum tempo que os biólogos vêm tentando medir árvores, arbustos, corais, algas, esponjas do mar e  vários outros organismos vivos que servem de morada para os mais diferentes bichos.
 o objetivo dese estudo que mistura biologia e geometria, é descobrir como as formas dos ambientes influenciam os animais na escolha do local para viver, oferecendo proteção contra predadores, abrigo contra variação climáticas e alimento. Há aves, pequenos mamíferos e insetos vivendo nas árvores; e há peixes, pequenos crustáceos e invertebrados marinhos vivendo nas algas, nos corais e nas esponjas, só pra citar alguns exemplos de ambiente que são de interesse dos biólogos.

Texto Cristine Costa Barreto Departamento de Ecologia, Universidade Federal do rio de Janeiro.

Comentários