Pré Modernismo



O pré modernismo no Brasil inicia-se nas duas primeiras décadas do século XX. Os escritores deste século passaram abordar o tema em geral como o homem brasileiro e adenuncia da realidade brasileira.
Lima Barreto, Euclides da cunha, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato e Graça Aranha esse foram alguns dos nomes mais significativos do pré modernismo.
Euclides da cunha mostrava em seu livro os sertões, a existência de vários brasis ainda não descobertos. Lima Barreto e Monteiro Lobato abordaram assunto nacionalista como a denuncia dos problemas dos operários, dos subúrbios e das favelas do Rio de Janeiro.
Lobato se preocupa com progresso do Brasil. Euclides da Cunha nasceu em Cantagalo Rio de Janeiro , no dia 20 de Janeiro de 1866, exerceu a profissão de engenheiro militar, escritor e jornalista.
A origem de sua obra os sertões consiste da guerra de canudos ocorrido no sertão da Bahia, e ela está dividida em três partes.
A terra descreve a geografia física da região de canudos; a segunda o homem completando da descrição do cenário com a narrativa das origens de canudos, estuda a gêneses do jagunço e principalmente, a de seu líder carismático, Antônio Conselheiro; terceira a luta, mostra o combate entre o jagunço e expedições militares. No final , Antônio Conselheiro é morto e jagunço derrotado.
E foi grande o impacto que a obra os sertões causou aos leitores daquela época, devido ao estilo brilhante, vocabulário rico e, sobretudo por apresentar uma critica ao governo que usou de extrema violência.
Monteiro Lobato nasceu em Taubaté, no estado de São Paulo no dia 18de abril de 1882. A data do seu nascimento é considerado hoje como o dia nacional do livro infantil. Foi promotor, escritor , editor e fazendeiro, como editor promotor, escritor, editor e fazendeiro, como editor promoveu. Campanha nacionalista do petróleo brasileiro do ferro e a favor da saúde da educação, como escritor tornando-se conhecido, escrevendo para jovens, e é considerado o nosso maior escritor de literatura infanto juvenil.

Comentários