Galeria de bichos Ameaçados : águia-cinzenta

Águia na beira do rio


Não é só o velho e famoso sapo-cururu que mora na beira do rio. A águia-cinzenta é outra que vive por ali. A Harpyhalietus coronatus , como é chamada pelos cientistas, prefere habitar áreas campestres, mas também gosta de ficar perto das águas, em ambientes conhecidos como matas de galeria.


Pesando cerca de três quilos e medindo, aproximadamente, 66 centímetros de altura, esta águia é considerada uma das maiores do Brasil. Por conta da plumagem cinza-escura que encobre a maior parte do seu corpo foi que ela tornou-se popularmente conhecida como águia-cinzenta. Suas asas são longas e largas, mas sua cauda é curta, com a ponta negra e uma faixa transversal branca. As pernas desta ave são amarelas compridas e os dedos curtos. A fêmea é muito parecida com o macho, porém, um pouco maior.

A águia-cinzenta possui uma voz forte e para se comunicar utiliza uma longa repetição de notas que soa em nossos ouvidos como um “gli, gli, gli”.

la vive solitária, podendo, às vezes, ser encontrada em atividade durante todo o dia, até ao anoitecer. Gosta de pousar sobre postes ou estacas, onde fica observando suas presas. Seu cardápio é variado e inclui outras aves, peixes, répteis ou pequenos mamíferos, como os tatus.


A águia-cinzenta constrói seus ninhos em árvores e, como a maioria das grandes águias, se reproduz em intervalos de mais de um ano, ocasião em que põe apenas um ovo, que chega a pesar, aproximadamente, 100 gramas. Os filhotes necessitam do cuidado dos pais por seis meses ou mais e, em geral, só se tornam adultos quando atingem entre dois e três anos de idade.


A destruição dos locais onde vive esta águia, como o cerrado – um dos seus principais hábitats – tem prejudicado a alimentação, a reprodução e a moradia da águia-cinzenta. O desmatamento, as queimadas e uso excessivo de pesticidas – substâncias tóxicas que combatem as pragas nas plantações – também contribuem para a destruição de seu ambiente natural. Por tudo isso, a águia-cinzenta encontra-se seriamente ameaçada de extinção.

Nome científico : Harpyhalietus coronatus .
Nome popular : Águia-cinzenta.
Tamanho médio : 66 centímetros de altura.
Onde é encontrada : No Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e em países vizinhos como Bolívia, Argentina e Paraguai.
Hábitat : Cerrado e áreas campestres.
Motivo da busca : Animal ameaçado de extinção

Comentários