Galeria de bichos ameaçados: Suçuarana

Conheça a suçuarana, felino capaz de saltar seis metros e pular de um prédio de cinco andares


Procura-se!
Nome científico: Puma concolor
Nome popular: suçuarana (ou ainda: onça-parda, onça vermelha, puma, leão-baio, leão-da-montanha, cougar, jaguar e pantera-da-flórida).
Tamanho: em média, 108 centímetros de comprimento, sendo 61,5 centímetros de cauda.
Peso: de 35 a 72 quilos.
Local onde é encontrado: ocorre em todo o Brasil, prefere florestas, mas também pode ser encontrado em ambientes desérticos. Ocorre também do oeste do Canadá até o Estreito de Magalhães, entre a Argentina e o Chile, no extremo sul do continente americano.
Hábitat: floresta, caatinga, mata atlântica, pantanal, campos e montanhas.
Motivo da busca: animal ameaçado de extinção!



Se participasse das Olimpíadas, a suçuarana seria candidata à medalha de ouro na categoria salto em distância. Pudera! Mamífero da família felidae , esse, digamos, grande gato consegue saltar até seis metros e é ainda capaz de pular de uma altura de quinze metros, o equivalente a um prédio de cinco andares. O corpo comprido e esguio proporciona agilidade. Os representantes desta espécie podem chegar perto dos dois metros de comprimento. Os machos costumam pesar até setenta e dois quilos e as fêmeas, até quarenta e oito quilos.


O talento atlético e as suas fortes garras são aliados da suçuarana na caça. Ela captura desde grandes animais – como capivaras, veados e catetos – até aves, répteis e pequenos roedores. Depois que se sente satisfeita, tem o hábito de esconder as sobras da caçada para comer mais tarde.


A gestação da suçuarana dura cerca de 95 dias. Ao final deste período, nascem de um a quatro filhotes pesando, em média, 440 gramas. Os filhotes são pintadinhos, mas, por volta dos seis meses, passam a ter os pêlos iguais aos dos pais. Até um ano e meio, eles contam com os cuidados e a proteção da mãe.


Como a maioria dos felinos, a suçuarana cuida de seus pêlos macios com sessões de lambidas diárias. Alguns têm a pelagem castanha; outros, de cor cinza; mas todos apresentam focinho, garganta, peito, barriga e o interior das patas esbranquiçados. Esse animal gosta de andar sozinho e passear quando o Sol já está se pondo, mas nunca se afasta muito do lugar escolhido para morar. A suçuarana não aprecia muitas visitas e mantém sua casa sempre bem vigiada.


A destruição do hábitat da suçuarana dificulta sua busca por alimento e de lugar para morar. Por isso, muitas vezes, ela se arrisca a aparecer perto dos povoados em busca de comida, principalmente, próximo das casas onde há criação de galinhas, patos e porcos. Na maioria das vezes, acaba sendo morta por criadores, que saem em defesa de seus animais.


A vida na Terra depende do equilíbrio da fauna e da flora. Os governos precisam oferecer educação e planos de preservação. E nós podemos dar pequenas contribuições para defender não só a suçuarana, mas todo o ambiente em que ela e outros animais vivem. Dar destino certo ao lixo que produzimos, evitar o desperdício de água e buscar conhecimento sobre a vida das demais espécies para interferirmos o mínimo possível em seu ambiente, por exemplo, é um pouco do que podemos fazer.

Comentários