Já conhece os computadores All in One?


Os computadores desktop são cheios de fios e peças. Teclado, mouse, monitor, CPU... às vezes toda essa parafernalha acaba não se encaixando em todos os ambientes. Mas que tal tudo isso junto em uma coisa só? Bom, esses são os chamados All in One, ou Tudo em Um, na tradução para o português. Como o próprio nome sugere, esses aparelhos possuem monitor e CPU num corpo só. O resultado final é essa tela mais robusta.
sobe-som

Com um setor ainda engatinhando, até o fim de 2010 serão 350 mil unidades vendidas em território nacional, segundo expectativas da consultoria IDC. A soma ainda é baixa, se considerarmos os mais de 13 milhões de desktops e notebooks que o mercado brasileiro movimenta.

"No mercado norte-americano, que já é um pouco mais maduro que o mercado brasileiro, estima-se que até 2013 esse percentual vai ser de 30% frente aos usuários domésticos. Então, isso dá aí uma previsão de crescimento tanto para o mercado americano, quanto para o mercado brasileiro muito grande", diz Luciano Crippa, Analista de Mercado da IDC.

Os preços desses produtos ainda variam bastante aqui no Brasil. Você pode encontrar aparelhos que custam mil e quinhentos reais, ou até mesmo os que custam mais de seis mil reais. Apesar do mundo estar cada vez mais voltado à mobilidade, os fabricantes de desktops apostam nesse dispositivo, principalmente para o mercado doméstico.

O que mais chama atenção nos All in One é o visual do brinquedinho. Ele fica muito elegante em uma mesa, não é? Alguns aparelhos dispensam o uso de fios para ligar o mouse e o teclado, por exemplo. Tudo é voltado para a economia de espaço. O modo como o aparelho é fabricado também permite menor consumo de energia, pois todos os componentes são instalados de maneira otimizada, justamente para proporcionar maior eficiência em pouco espaço. Mas o ponto fraco dos All in One é a impossibilidade de fazer upgrades na máquina. Ou seja, você não consegue aumentar a capacidade de armazenamento, melhorar a memória, trocar a placa de vídeo... é algo semelhante ao que acontece com os notebooks. São poucas as assistências técnicas especializadas, e se a placa mãe queima, por exemplo, o computador acaba perdendo a utilidade.

"Vai ficar sempre muito amarrado ao fabricante que forneceu a manutenção. Então, as peças de substituição são mais delicadas, você tem que achar empresas e profissionais mais qualificados para poder prestar. No desktop, hoje no mercado nacional, aqui no Brasil, você tem uma variedade de assistências técnicas, profissionais, às vezes autônomos, que conseguem fazer esse tipo de manutenção com muito mais facilidade", diz Anderson Feliciano da Silva, Gerente Corporativo da Accept.

Os lançamentos mais baratos disponíveis no mercado, com preços entre mil e dois mil reais ainda possuem configurações bastante modestas. Para ter um All in One de respeito, você terá que desembolsar uma grana, digamos, mais pesada.

Os All in One são mais uma opção para quem gosta de tecnologia. E, talvez, para quem quer um ambiente mais limpo, sem fios espalhados por todos os lados.

Comentários