![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhaMM5X7DrmJyaPvTLEaBOvYT1TZtjjOJpkW8DRn_sbdkMXLXKjl29OgHoAY8ZpPDCh74cMbhra4iduhZn7rQyKgZBdDUShU4lY_dZpXSNN5Uyi5xRQ8rNCtOpWn7XMhrKVY4GEyWJvl_m8/s400/coelho.jpg)
Espécie de coloração geral pardo-amarelada, com partes inferiores mais claras e cauda pequena, orelhas curtas e finas e membros posteriores grandes e adaptados ao salto. Mede de 35 a 40 cm de comprimento total e pesa entre 950g e 1,2Kg. De hábitos noturnos, abriga-se de dia em tocas que escava ou em buracos e raízes de árvores. Sua carne é apreciada por caçadores, sendo por isso muito perseguido e tornando-se raro em algumas regiões de nosso Estado e de nosso país. Sua ocorrência em algumas regiões do sul e sudeste do Brasil também está ameaçada devido à introdução da lebre européia Lepus capensis no Uruguai ou Argentina pelos colonizadores europeus. Animal herbívoro, alimenta-se de folhas, brotos, cascas e talos de vários vegetais. O período de gestação é de cerca de 30 dias e a fêmea constrói um ninho com palhas e pêlos onde nascem de 2 a 7 filhotes. Pode haver 4 a 5 crias por ano. Habitam bordas de matas, campos e cerrados.
Espécie: Sylvilagus brasiliensis
Distribuição Geográfica: Brasil nos estados de Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. América Central e América do Sul.
Comentários
Postar um comentário