Galeria de bichos Ameaçados: Lambu


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Tinamiformes
Família: Tinamidae
Género: Crypturellus
Espécie: C. strigulosus

O Inhambu-relógio (Crypturellus strigulosus) em inglês Brazilian tinamou, é uma ave tinamiforme do Nordeste (Pernambuco, Bahia e Alagoas), onde é chamado lambu-açu, e Norte do Brasil. Mede cêrca de 30 cm. Em alguns Estados brasileiros essa designação é dada também a outra espécie, o Inhambu-anhangá (Crypturellus variegatus).

Em suas observações no habitat desta espécie, o ornitólogo José Carlos Reis de Magalhães considerou que o Inhambu-relógio tem comportamentos estranhos e de difícil interpretação. São muito vocais e sua voz é ouvida até nas horas mais quentes do dia, continuamente, desde que o dia seja bem ensolarado. Com a formação de nuvens e a queda da luminosidade, cessam de cantar para só reassumirem essa atividade após a volta da luz solar plena. Sua vocalização consiste num agudo piado, muito longo e com mínimas modulações. É ave cinegética.

Das aves do gênero Crypturellus, é a única com acentuado dimorfismo sexual. Na imagem acima, o exemplar exibido é um macho, sendo que a fêmea distingue-se por apresentar dorso com listras transversais, similares às observadas em Crypturellus variegatus. No entanto, é a espécie de tinamídeo que apresenta menos diferenças entre as vocalizações dos dois sexos, a ponto de serem indistinguíveis aos ouvidos mais treinados, e de não revelarem em sonogramas, diferenças mensuráveis.

Seus ovos são postos em ninhos no solo; sendo quase esféricos e de cor lilás manchada de róseo.

Comentários