Ibama concede licença parcial para hidrelétrica de Belo Monte


Ibama concede licença parcial para hidrelétrica de Belo Monte
São Paulo, 26 jan (EFE).- O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu nesta quarta-feira a autorização para o início da construção da polêmica hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, na Amazônia.
O presidente substituto do Ibama, Américo Ribeiro Tunes, assinou nesta quarta-feira a permissão para a empresa Norte Energia iniciar o desmate de 238 hectares para as obras, informa a "Agência Brasil".
O documento representa, na prática, uma licença parcial para a construção da usina, não prevista no processo regular de licenciamento ambiental.
Em contrapartida, a empresa deverá recuperar 64,5 hectares da Área de Proteção Permanente que estão na zona de influência da hidrelétrica.
No entanto, o Ministério Público Federal já tinha anunciado que, caso o Ibama autorizasse o início das obras, entraria com uma nova ação na Justiça para impedi-las.
Belo Monte é uma das principais obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Governo espera concluí-la em 2015, para ser a segunda maior do Brasil e a terceira do mundo - atrás apenas de Itaipu Binacional, no Paraná, e Três Gargantas, na China -, com potência instalada de 11.233 megawatts.
Segundo grupos ambientalistas que se opõem ao projeto, a construção da usina de Belo Monte causará um grande dano ambiental e forçará a remoção de 50 mil moradores, entre camponeses e índios, que vivem na zona do rio Xingu, no Pará.


Comentários