Versão beta do Windows 8 pode estar pronta já em meados de 2011

Desde o lançamento do Windows 7, rumores circulando em sites especializados comentam que a Microsoft já estaria em processo acelerado de desenvolvimento do seu sucessor. Mais ainda, alguns especulam que essa nova versão irá centrar seu foco nos tablets e pequenos gadgets, com arquitetura redesenhada para tirar o máximo dos portáteis com tela sensível ao toque. Tudo isso faz sentido já que a empresa perdeu muito terreno em um nicho de mercado criado por ela mesma – na gênese dos tablets e dos finados UMPCs (PCs ultraportáteis) estão aparelhos rodando versões do Windows XP.
A observadora do site ZDNet, Mary Jo Foley, é respeitadíssima no meio tecnológico e especialista em Microsoft. Ela recebeu um slide que pode, em primeiro lugar, confirmar que a Microsoft está apostando no Windows 8 como uma plataforma para tablets e, em última instância, que o lançamento desse novo produto pode estar mais próximo do que pensamos. (clique na imagem para ampliar)
O slide recebiddo por Mary Jo no início do ano mostra um pedaço cronograma de desenvolvimento do Windows 8. Basicamente a estratégia se baseia em versões internas batizadas de Milestones. Cada Milestone passa por um intrincado processo de codificação/integração/afinação/encerramento. O segundo Milestone estaria pronto já em 23 de fevereiro depois de 5 meses em processo de desenvolvimento. E em 28 de fevereiro o Win 8 Milestone 3 já começaria a ser codificado.
A questão é que se essa nova versão levar o mesmo tempo que o Mileston 3 para ficar pronta – cerca de cinco meses – ela estará pronta até junho deste ano. Mary Jo considera que após esse processo, a versão passaria para a fase beta – com especialistas em Microsoft recebendo as primeiras versões para teste.
O ponto principal da argumentação é que a primeira apresentação de um tablet rodando o Windows 8 pode acontecer ainda este ano, durante a Conferência de Desenvolvedores Profissionais (PDC) que deve acontecer no mês de setembro.
Apesar de não conseguir comentários oficiais da Microsoft, a analista teve acesso também a um mapa de desenvolvimento da Dell que aponta o lançamento de um tablet rodando Windows 8 já em janeiro de 2012.
Fonte: ZDNet

Comentários