Páginas da Universidade de Brasília voltam a ser alvo de hackers

Os sites da faculdade de comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e do jornal laboratório "Campus" foram invadidos por hackers na manhã desta quarta-feira (29). Este é o segundo ataque ao conteúdo do Portal UnB em quatro dias. De acordo com a assessoria de comunicação da universidade, no sábado (25), a primeira página do portal foi alvo de hackers por 26 minutos.
Página da Faculdade de Comunicação invadida na manhã desta quarta-feira (29) (Foto: Reprodução)
 As páginas da faculdade de comunicação e do jornal laboratório foram retiradas do ar por volta das 11h desta quinta, cerca de uma hora depois de os professores do departamento notarem a invasão. Os sites estão hospedados em um servidor externo da universidade.
Segundo a assessoria da UnB, a empresa responsável pela hospedagem dos sites está reunindo  informações deixadas pelos invasores e buscando alternativas para colocar as páginas no ar novamente em segurança. Até as 16h30 desta quinta, as páginas estavam indisponíveis.
Desde às 11h, estudantes estão transmitindo pelo Twitter informações sobre o ataque. O primeiro registro mostra que o conteúdo do jornal laboratório foi substituído por uma imagem de uma máscara de gás, com a assinatura de Tn_ScoRp!0N.
De acordo com o Centro de Informática da UnB, o ataque se restringiu à página de entrada, não afetando outras áreas de informações da universidade. Os invasores também não teriam tido acesso a dados de sistemas de uso interno, como os de matrícula e de pessoal.
A UnB informou que vai formalizar até o final da tarde desta quarta-feira denúncia sobre o caso à  Polícia Federal, que investiga invasões em cerca de outras 200 páginas do governo federal, prefeituras e órgãos municipais ocorridas desde o último dia 22.

Comentários