África do Sul quer parar caça a rinoceronte da maneira mais estranha possível


Rinocerontes são queridos por todos, mesmo não sendo o mais simpático dos animais africanos. Porém, por conta dos seus chifres, ele acaba se tornando uma preza valiosa, principalmente na África do Sul. Então qual seria a medida lógica a ser tomada? Proibir a caça, é claro. Mas não é isso que o governo local está propondo: eles querem arrancar os chifres dos animais.
Só em 2011 já foram 279 animais abatidos pela caça, sendo que existem pouco mais de 2.200 rinocerontes negros e 18.800 brancos no país. Em declaração ao jornal “Times Live”, a ministra do Meio Ambiente da África do Sul, Edna Molewa, diz que o governo vai consultar especialistas e veterinários antes de tomar qualquer atitude. Também está sendo discutida a criação de uma nova moratória para as licenças de caça.
As autoridades de conservação das províncias emitem permissões para a caça esportiva, mas o desafio é conter o abuso que indivíduos sem escrúpulos cometem. Esta situação e a caça furtiva poderiam ameaçar a sobrevivência dos rinocerontes em seu entorno no futuro.
A vontade de ajudar os animais é louvável, mas eu acredito que existam propostas muito mais aceitáveis e eficientes do que arrancar os chifres dos animais.

Via Folha | Imagem: flickr/xandei

Comentários