Veja os principais momentos da carreira de Steve Jobs na Apple

Jobs durante evento da Apple em San Francisco
(Foto: Paul Sakuma/AP)
O presidente da Apple, Steve Jobs, anunciou oficialmente nesta quarta-feira (24) que está deixando o comando da empresa. O cargo de CEO será ocupado por Tim Cook, vice-presidente operacional e que comandou a empresa durante os períodos de licença médica de Jobs. A saída foi anunciada por carta, assinada pelo próprio Jobs.
1976 - Os amigos de faculdade Steve Wozniak e Steve Jobs fundam a Apple Computer. Seu primeiro produto, o Apple I, construído na forma de circuito integrado, estreia no clube de montadores de computadores "The Homebew Computer Club" em Palo Alto, na Califórnia, causando pouco impacto.
1977 - O Apple II é lançado, o primeiro computador pessoal em um gabinete de plástico com tela colorida.
1983 - A Apple começa a vender o "Lisa", desktop corporativo com interface gráfica, o sistema com o qual a maioria dos usuários está acostumado hoje.
1984 - A Apple estreia o computador pessoal Macintosh. Ele é divulgado com um comercial estilizado, em que uma heroína enfrenta personagens semelhantes aos do livro "1984", de George Orwell.
1985 - Jobs deixa a Apple por brigas de poder dentro da empresa.
1991 - A Apple apresenta o PowerBook 100, seu primeiro computador portátil bem-sucedido.
1993 - O Newton Message Pad é lançado. O aparelho é o primeiro computador com dimensões reduzidas para caber nas mãos e possui uma tela sensível ao toque, assim como recursos encontrados nos smartphones de hoje em dia como lista de contatos, calendário e aplicativo para e-mails. Ele fracassa.
Setembro de 1997 - Jobs é nomeado presidente-executivo interino da Apple quando a companhia registra perda recorde de mais de US$ 1,8 bilhão.
Novembro de 1997 - Jobs apresenta uma nova linha de computadores Macintosh chamada G3 e um site que permite às pessoas comprarem diretamente da Apple.
1998 - A Apple revela o desktop iMac.
2001 - A Apple lança o iPod, aparelho para tocar músicas digitalizadas baseado em um disco rígido, do tamanho da palma da mão.
2003 - A Apple abre a loja online iTunes Store, permitindo a usuários comprar e baixar músicas, livros em formato de áudio, filmes e programas de TV pela Internet.
Agosto de 2004 - Jobs anuncia ter passado por cirurgia bem-sucedida para remover tumor cancerígeno de seu pâncreas.
2005 - O iPod passa a reproduzir vídeos e a Apple acrescenta à sua linha de aparelhos portáteis de mídia o iPod shuffle, mais barato, e o moderno iPod nano.
Outubro de 2005 - Tim Cook é nomeado vice-presidente operacional, após trabalhar como vice-presidente executivo de vendas globais e operações desde 2002.
Janeiro de 2007 - A Apple anuncia o iPhone. O aparelho possui apenas um botão e um teclado virtual na tela. Ela também apresenta a Apple TV, que atrai poucos consumidores.
Setembro de 2007 - A Apple lança o iPod Touch --essencialmente um iPhone sem as funções de telefone-- que utiliza a rede de internet sem fio e tem muitos recursos de um computador portátil.
2008 - A Apple abre sua loja de aplicativos App Store como uma atualização do iTunes. A loja possui pequenos aplicativos --de jogos a ferramentas para redes sociais ou tarefas corporativas-- que acrescentam funções ao iPhone e ao iPod Touch. A Apple também revela o MacBook Air.
Janeiro de 2009 - Jobs tira outra licença por motivos de saúde. O vice-presidente operacional Tim Cook lidera a companhia no ínterim.
Junho de 2009 - Jobs volta à companhia após transplante de fígado.
2009 - A Apple lança o iPhone 3GS. A companhia já havia vendido mais de 220 milhões de iPods até aquele momento.
2010 - A Apple oferece a Tim Cook com um bônus no valor de US$ 22 milhões por dirigir a companhia na ausência de Jobs ao longo de seis meses, momento no qual as ações subiram 70%.
Abril de 2010 - A Apple dá início às vendas do iPad, um tablet com tela sensível ao toque de 10 polegadas, e já domina 84% do mercado no fim do ano. A empresa de pesquisas iSuppli estima as vendas do iPad em 12,9 milhões de unidades até 10 de dezembro.
Novembro de 2010 - Os 13 álbuns dos Beatles passam a estar disponíveis no iTunes, encerrando anos de negociações entre Jobs, a administradora dos direitos dos Beatles, Apple Corps e a gravadora dos Beatles EMI.
17 de janeiro de 2011 - Jobs anuncia outra licença médica.
10 de fevereiro de 2011 - A operadora norte-americana de telefonia Verizon Wireless, uma joint-venture da Verizon Communications e do Grupo Vodafone, começa a vender o iPhone em lojas e põe fim ao contrato de exclusividade da AT&T para o aparelho nos Estados Unidos.
15 de fevereiro de 2011 - A Apple lança um serviço muito aguardado de assinaturas de revistas, jornais, vídeos e música --um passo que pode prejudicar serviços de streaming como o Netflix e o Hulu.
2 de março de 2011 - A Apple apresenta o iPad 2, uma versão modernizada e mais leve de seu tablet com um novo processador de dois núcleos, duas câmeras e, pela primeira vez, em duas cores: preto ou branco.
9 de agosto de 2011 - Pela primeira vez, o valor de mercado da Apple supera o da Exxon Mobil por alguns instantes no pregão das bolsas americanas, e a fabricante do iPhone e do iPad torna-se a maior companhia de capital aberto do mundo.

Comentários