Tecnologia transforma calor do computador em energia elétrica

(Fonte da imagem: PTB)
Pesquisadores do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) da cidade de Braunschweig, Alemanha, descobriram um método de controlar circuitos de computador através do calor gerado como resultado de sua própria atividade. O processo se mostra uma solução viável para o desenvolvimento de técnicas eletrônicas para o controle de temperatura em máquinas de uso pessoal.
A novidade não se aplica aos transistores de silício utilizados atualmente, mas sim às estruturas de nanotubos magnéticos presentes em dispositivos como memórias MRAM e na cabeça de gravação de discos rígidos. Nessas estruturas em forma de túnel, um material isolante com espessura de 1 nanômetro é exprimido entre duas placas de material magnético, gerando dois polos diferentes.

Processo complicado

Caso ambos os polos possuam a mesma magnetização, correntes elétricas fluem de forma livre pelo dispositivo. Sendo a magnetização dos polos oposta, gera-se a resistência que permite o armazenamento de um bit de informação não volátil. Os pesquisadores descobriram que as mudanças de magnetização não só afetam o fluxo elétrico como mudam a forma como o calor é transportado através das estruturas.
Quando a magnetização é a mesma, o calor flui de maneira mais direta, sendo bloqueado quando o inverso ocorre. Usando o calor desprendido por um computador, seria possível aquecer um dos lados da estrutura, gerando um potencial elétrico no processo. Ao alterar a magnetização do dispositivo, uma corrente elétrica iria fluir pelos nanotubos magnéticos.
Dessa forma, o método permite desenvolver computadores com maior eficiência energética e que esquentam menos. Segundos os responsáveis pelo projeto, batizado como Voltagem Termoelétrica, ainda será preciso esperar alguns anos antes que o método possa ser aplicado de forma eficiente. Porém, não é preciso tê-lo à disposição para ver o grande potencial que a descoberta tem para dispositivos portáteis ou em grandes centros de dados, cujo resfriamento é uma das principais preocupações de seus desenvolvedores.

Comentários