Enguia elétrica é usada para ligar árvore de Natal no Japão

Vídeo mostra enguia elétrica gerando energia para ligar árvore de Natal. (Foto: YouTube / Reprodução)

Uma árvore de Natal no Aquário Enoshima, na cidade japonesa de Kanagawa, é mantida acesa graças à energia gerada por uma enguia elétrica (Electrophorus electricus). Veja o vídeo aqui. Mantido em um tanque de água doce, o animal gera até 800 watts de eletricidade a cada movimento que faz. Dois painéis de alumínio dentro do recipiente atuam como eletrodos, captando a corrente gerada pelo peixe.
Kazuhiko Minawa, inventor e porta-voz do Aquário Enoshima, fica empolgado ao sonhar com uma árvore que necessitasse de todas as enguias elétricas do mundo para ser acesa. Ou mesmo se fosse possível fazer algo brilhar e ser observado fora da Terra caso os animais geradores de eletricidade fossem reunidos.

A enguia elétrica habita água doce e é comum nos rios Amazonas e Orinoco. Sua capacidade de gerar eletricidade vem de três duplas de órgãos localizados na barriga. Elas são feitas de células chamadas eletrócitos. Cada órgão possui até 6 mil dessas estruturas, que unidas permitem a geração de uma corrente.
Esses órgãos respondem por 80% do comprimento do peixe e geram descargas elétricas baixas e altas, úteis para caças e como sistema de defesa contra ameaças. A mesma corrente que serve para manter a árvore de Natal ligada também é capaz de matar um humano.
Um ramo de estudo da ciência conhecido como bioeletrogênese estuda o emprego das células de enguias elétricas como fontes de energia possíveis para implantes médicos e dispositivos pequenos.

 Do Globo Natureza, em São Paulo

Comentários