Tecnologia de vilão do Homem-Aranha já é realidade

(Fonte da imagem: Divulgação/OC Robotics)
Os leitores de histórias em quadrinhos certamente devem se lembrar do Dr. Octopus, o inimigo do Homem-Aranha que possui vários braços mecânicos em suas costas. A ideia do personagem poderia até soar absurda em 1963, quando foi criado, mas o conceito de braços-tentáculos está bem próximo de se tornar realidade.
Isso porque a OC Robotics informou estar trabalhando em um braço mecânico que funciona mais ou menos como apresentado pelo vilão das histórias em quadrinhos. Batizado de Snake Arm, o projeto funciona como uma cobra, assim como o nome sugere.
Para controlar esse braço biônico, os engenheiros da empresa desenvolveram um aplicativo especial. O curioso é que não é preciso nenhum equipamento de grande porte ou de uso complicado para dar ordens ao membro artificial. O Snake Arm pode ser comandado a partir de um joystick de Xbox 360, embora essa não seja a única forma.
(Fonte da imagem: Divulgação/OC Robotics)

Outro ponto de destaque da novidade é sua versatilidade. Além de permitir o manuseio de objetos à distância, ela também possui uma estrutura sólida e resistente, o que torna ideal sua aplicação em áreas perigosas. Como o robô-cobra é todo ligado por cabos de aço, é praticamente impossível destruí-lo em condições normais de uso.
É por conta disso que, segundo a OC Robotics, várias empresas já demonstraram interesse em usar o equipamento. Entre os principais setores que visam o Snake Arm está o de material nuclear, pois a possibilidade de substituir o funcionário por uma máquina na hora de trabalhar com material radioativo é uma vantagem e tanto.

Comentários