Guia mostra espécies impactadas por construção de usina no Rio Madeira

Um guia lançado neste mês apresenta informações sobre 222 espécies de animais que foram resgatadas nas áreas de floresta amazônica impactadas pela construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, nas proximidades de Porto Velho, em Rondônia.
De acordo com a empresa Santo Antônio Energia, que vai operar o empreendimento com 3.150 MW de potência instalada e capacidade para abastecer 11 milhões de moradias, mais de 24 mil animais de 360 espécies foram resgatados por equipes de veterinários e biólogos nas proximidades do rio.
Lagarto-jacareana (Crocodilurus amazonicus) (Foto: Divulgação/Juliano Tupan)

O trabalho fez parte do "Programa de Resgate da Fauna", uma das compensações ambientais exigidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) para reduzir o impacto ambiental da construção e alagamento. Segundo a companhia, foram investidos R$ 568 milhões na compensação direta.
O livro, que será disponibilizado para escolas e pode ser conferido na internet, funciona como um inventário da fauna existente na região de floresta amazônica em Rondônia.
Perereca (Hypsiboas cinereascens) (Foto: Divulgação/Juliano Tupan)
Um exemplar filhote de Mata-Mata (Chelus fibriatus) (Foto: Divulgação/Juliano Tupan)

Comentários

  1. temos quer preserva o meio ambiente
    nós podemos e por obrigações cuidar dos animais

    ResponderExcluir

Postar um comentário