'Nerds' homenageiam Douglas Adams no Dia do Orgulho Nerd


Imagem da Marcha da Toalha de 2011, feita na avenida Paulista (Foto: Eduardo Gonçalves/Divulgação)
Imagem da Marcha da Toalha de 2011, na avenida
Paulista (Foto: Eduardo Gonçalves/Divulgação)





Nerds e geeks de todo o mundo adicionarão a suas malas um item extra nesta sexta-feira (25): uma toalha. Trata-se de uma homenagem ao autor Douglas Adams, da série de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias” e ícone do mundo nerd, no que é considerado o Dia da Toalha ou o Dia do Orgulho Nerd. Em sua série de livros, Adam escreve que "“a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar".
No Brasil, ao menos dois eventos celebrarão a obra do autor, um em São Paulo e outro em Brasília.
Nerds e geeks de todo o mundo adicionarão a suas malas um item extra nesta sexta-feira (25): uma toalha. Trata-se de uma homenagem ao autor Douglas Adams, da série de livros “Guia do Mochileiro das Galáxias” e ícone do mundo nerd, no que é considerado o Dia da Toalha ou o Dia do Orgulho Nerd. Em sua série de livros, Adam escreve que "“a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar".
No Brasil, ao menos dois eventos celebrarão a obra do autor, um em São Paulo e outro em Brasília.

Em São Paulo, uma espécie de marcha reunirá os fãs do autor no vão do Masp, na avenida Paulista, a partir das 19h. Eles seguirão com suas toalhas na direção da rua Augusta. “A ideia surgiu no ano passado e foi para reunir quem gosta do ‘Guia’ e é fã do Douglas Adams”, explica o meteorologista Eduardo Gonçalves, de 23 anos, envolvido na organização informal do evento.
Segundo ele, o encontro serve para que os fãs dos livros e da série possam se encontrar e acabar deixando as pessoas que passam pela Paulista como uma cara de interrogação, perguntando quem são aquelas pessoas andando com toalhas. Para Gonçalves, o evento é importante para que os fãs possam se conhecer e saber que não são os únicos que conhecem a importância da toalha.
Já é a segunda Marcha da Toalha dele, que conta que o evento reuniu 30 pessoas na avenida Paulista no ano passado. “Todos estavam com a toalha e foi até bom, porque pudemos nos diferenciar de outros grupos que estavam lá”, lembra ele. A expectativa do meteorologista é que esse ano venham mais pessoas. “Houve mais divulgação.”
A redatora Andressa Depieri, de 24 anos, que participará da Marcha da Toalha (Foto: Divulgação)
A redatora Andressa Depieri, de 24 anos, que
participará da Marcha da Toalha (Foto: Divulgação)
A redatora Andressa Depieri, de 24 anos, já confirmou a presença na Marcha da Toalha paulistana –é a primeira vez que ela vai em eventos do tipo. “Eu resolvi participar porque é um encontro de pessoas que gostam do que eu gosto e uma forma de homenagear meu autor favorito”, disse.
Ela conta que é "viciada" no “Guia” e é a criadora do blog Obrigado pelos peixes (link do blog), que cita uma famosa frase da obra. Além disso, Depieri diz que tem até uma tatuagem relacionada à série de livros.
Apesar de gostarem da mesma série de livros, Gonçalves diz que se considera um “nerd”, mas Depieri não. Segundo ela, “o nerd gosta de quadrinhos, filmes, séries, livros”. Mas a redatora se coloca fora do grupo por não conhecer bastante alguns desses universos, como os quadrinhos.
Já Gonçalves se define como um nerd “não convencional”. “Não gosto das histórias em quadrinhos americanas e não tenho paciência pra jogar Magic, por exemplo”, explica. Ele diz que é mais ligado em livros, como “Senhor dos Anéis”, em videogames e é viciado em PC. “Até meu toque de celular é de videogame, um de uma batalha do Sonic e outro do Mario”, conta.
Douglas Adams
Em comum, os dois apresentam a empolgação ao falar de Douglas Adams.
“Li os livros a primeira vez com 17 anos, foi amor a primeira vista e a partir de então comecei a ler pelo menos uma vez há cada dois anos”, lembra Depieri. Para ela a popularidade dos livros está ligada a forma com a qual o autor usa o humor “de forma escrachada pra satirizar e ironizar a política e o comportamento humano”.
Cena do filme "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de 2005 (Foto: Divulgação)
Cena do filme "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de 2005 (Foto: Divulgação)
Já o meteorologista se apaixonou pela série com a estreia do filme baseado no livro, em 2005. “Eu ri demais com o trailer e fui atrás dos livros. Agora eles estão entre meus favoritos”, diz.
Brasília
Na capital do país, outro nerd está envolvido na organização da comemoração do dia da Toalha. Welton Rocha é o coordenador de eventos da Livraria Cultura de Brasília e promoverá uma série de brincadeiras para comemorar o dia na edição da livraria que fica no CasaPark Shopping Center.
“Decidimos comemorar o dia porque é uma homenagem a um escritor e nós gostamos de incentivar qualquer coisa que celebre a literatura. Mas também sou um nerd, um fã do ‘Guia’ e é uma satisfação muito grande poder estimular a confraternização dos fãs”, disse. Segundo ele, o nerd atualmente é a aquela pessoa aficionada por alguma coisa. “Sou um grande fã de literatura, séries de TV e um pouco de tecnologia.”
Já é a segunda vez que a Livraria Cultura de Brasília organiza um evento do tipo. “Ano passado foi algo mais modesto, só para incentivar as pessoas que saíram de casa com a toalha. Tivemos quase 50 pessoas”, lembra. Segundo ele, os funcionários da empresa também adotam a toalha em seu uniforme no dia, em homenagem a Douglas Adams.
Na edição de 2012, o evento será mais elaborado, segundo ele. A brincadeira é que o evento será uma espécie de “treinamento de emergência” para as pessoas que querem ficar prontas para fugir do planeta quando ele acabar. “Vamos exibir partes do filme, definir o que não pode faltar na mochila e fazer um concurso de poesia Vogon.” No livro, esse tipo de poesia é considerada a terceira pior coisa do universo.


Comentários